domingo, 10 de dezembro de 2017

Decisão polêmica

Protesto contra decisão do presidente Donald Trump causa caos no Líbano na manha de hoje

Foto: Bilal Hussein / AP
Em protesto na manhã deste domingo em Beirute, no Líbano, contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, manifestantes e as forças de segurança libanesas entraram em confronto próximo à embaixada dos EUA.
Centenas de manifestantes pró-palestinos se reuniram perto da embaixada, em Awkar, zona norte de Beirute, jogaram pedras e colocaram fogo em bandeiras de Israel. As forças de segurança, por sua vez, jogaram jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo para tentar dispersá-los. Barricadas também foram colocadas e incendiadas na rua principal que leva ao grande complexo da embaixada.
A imprensa local informou que alguns manifestantes chegaram a tentar invadir o local, protegido por arames farpados. Há relatos de pessoas feridas.
Centenas de milhares de refugiados palestinos vivem no Líbano, incluindo pessoas que foram expulsas de suas casas após a criação do Estado de Israel, em 1948, e seus descendentes.
Durante a noite deste sábado, em um encontro extraordinário, a Liga Árabe condenou a decisão americana sobre Jerusalém. Os ministros pediram ao governo dos EUA que desistam da decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, defendendo que o anúncio aumentará a violência na região.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário