quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Uma mítica cidade perdida descrita por Platão

Imagens de satélite inéditas reascendem teorias sobre a localização da “mitológica” Atlântida


imagens-atlantida_2
No último episódio do programa ‘WhatonEarth?’, da Science Channel, imagens de satélite revelaram o que poderia ser a elusiva cidade de Atlantis (Atlântida), uma mítica cidade perdida descrita pela primeira vez por Platão. 
As imagens foram feitas na região de NanMadol, na ilha de Pohnpei, na Micronésia, em uma série de pequenas ilhas artificiais, separadas por 12 muros e ligadas por uma série de canais, de acordo com informações do Daily Mail. As novas imagens da antiga cidade, localizada a 2,5 mil quilômetros da Austrália, também provocaram novas teorias sobre a real existência da misteriosa cidade de Atlântida, que teoriza-se ter sido submersa pelo Pacífico.
Por causa de seus canais, NanMadol é conhecida como a “Veneza do Pacífico”, bem como foi a capital do misterioso povo Saudeleur, até 1628, do qual há poucas informações na História. Agora, graças aos avanços tecnológicos, arqueólogos podem explorar mais completamente suas ruínas e maravilhas estruturais.
imagens-atlantida_1
NanMadol representa um marco na história da Ilha do Pacífico”, disse Mark McCoy, antropólogo e professor da Universidade Metodista do Sul em Texas, nos EUA, e líder da equipe de pesquisadores.“Para mim, NanMadol era primeiramente uma capital. A sede do poder político, o centro dos mais importantes rituais religiosos e o lugar onde os ex-chefes da ilha estavam enterrados”.
imagens-atlantida_3
O reino dos Saudeleur passou vários séculos criando estruturas de pedra que ainda formam 92 ilhas artificiais em uma lagoa ao largo da costa da ilha de Pohnpei. Por isso, a capital é até hoje considerada uma maravilha da engenharia. “Quando observamos os blocos, ficamos impressionados, mas ficamos ainda mais ao vê-los em terra. Os blocos têm uma altura de sete metros e uma largura de cinco metros“, disse a arqueóloga Karen Bellinger. 
Análises feitas em corais encontrados na região ajudaram a datar as construções entre 1.800 e 1.200 a.C. De acordo com McCoy, a edificação é cerca de 100 anos mais antiga que o resto das construções semelhantes dentro das ilhas do Pacífico. 
O nome NanMadol vem de “espaços entre”, fazendo referência aos canais artificiais que atravessam as ruínas. De acordo com o site Smithsonian, as construções da cidade sustentam pelo menos 750 mil toneladas de rochas pretas. É possível que os Saudeleurs tenham movido 1.850 toneladas por ano, apesar de comporem uma população de apenas 30 mil e sem acesso a sistemas de polirou alavancas. 
Curiosamente, a cidade, que foi descoberta em 1928, influenciou o autor estadunidense H. P. Lovecraft, em uma de suas obras mais famosas, O chamado de Cthulhu.
[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário