quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quebra da monotonia no ambiente de trabalho

Microsoft cria escritórios na árvore para estimular aumento da criatividade e da produtividade

Para a empresa, espaço de trabalho mais flexível aumenta a produtividade e criação de produtos inovadores

São Paulo – Plantas são um coringa para quem quer dar um toque mais refrescante e acolhedor ao escritório. Elas ajudam a quebrar a monotonia do ambiente de trabalho e deixar o clima bem mais agradável, gerando benefícios que vão além da estética. Uma série de estudos científicos relacionam as plantinhas à melhoria do humor e ao aumento da criatividade e da produtividade.
De olho nesses benefícios, a gigante Microsoft resolveu ir além: ao invés de trazer a floresta para dentro do escritório, ela levou o escritório para o meio da floresta. Em uma área cercada de verde no campus de Redmond, sua sede corporativa, em Washington, nos EUA, a empresa inaugurou recentemente um deck suspenso que abriga três “escritórios na árvore” para reuniões e uma série de espaços convidativos para o trabalho ao ar livre.
Escritório no meio do verde. na sede da Microsoft, em Redmond, EUA.
(Microsoft//Microsoft cria escritórios na árvore para estimular criatividade/Divulgação)
A área dispõe de toda a infraestrutura necessária para o trabalho, mas com direito a uma lufada de ar fresco (e cheiro bom dos cedros ao redor). Conexão wifi? Confere. Tomada para eletrônicos? Confere. Suave canto dos pássaros e farfalhar das folhas? Confere.
Situadas a 12 metros do chão, as casas na árvore possuem paredes de madeira e teto alto com uma claraboia redonda que permite a entrada de luz e a passagem de ventilação. Nas áreas ao ar livre, cadeiras de balanço à prova de ferrugem e uma lareira de gás para enfrentar dias mais frios atraem uma multidão. Tudo para ajudar os funcionários a trabalhar melhor e, de quebra, aumentar a interação uns com os outros, inclusive através de encontros espontâneos.
Escritório no meio do verde. na sede da Microsoft, em Redmond, EUA.
(Microsoft//Microsoft cria escritórios na árvore para estimular criatividade/Divulgação)
“Queremos trazer novamente o toque humano para o local de trabalho”, diz Bret Boulter, responsável pelas instalações na sede da Microsoft, no blog da empresa. “Para que as pessoas sejam mais produtivas e criem melhores produtos, queremos que elas tenham essa oportunidade de colaboração”.
Escritórios nas árvores da Microsoft no campus de Redmond, EUA
(Microsoft//Microsoft cria escritórios na árvore para estimular criatividade/Divulgação)
Segundo Bret, a primeira coisa que uma pessoa percebe quando entra no espaço é que todos estão realmente quietos. “Você para de falar e está apenas presente”, explica. “É fascinante. As pessoas absorvem o meio ambiente e mudam a percepção de seu trabalho e como elas podem realizá-lo”, acrescenta.
Para a empresa, ser mais criativo e flexível com o espaço de trabalho aumenta a produtividade e criação de produtos inovadores. Confira o novo espaço da empresa no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário