sábado, 14 de outubro de 2017

Número assustador

Mais de 300 cobras foram apreendidas em João Pessoa de janeiro a setembro deste ano

Mais de 300 cobras foram apreendidas em João Pessoa
Dados revelados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) apontam que de janeiro a setembro deste ano foram apreendidas 345 serpentes em João Pessoa e na região metropolitana. Em Campina Grande foram apenas 32 no mesmo período.
O número é assustador, principalmente para quem tem pavor pelas cobras. O levantamento mostra que as jiboias são as mais encontradas e, por incrível que pareça, elas não são venenosas.
Mas, calma. Não é por que não há veneno que elas não oferecem riscos. De acordo com o tenente Durval Figueredo, do BPAmb, a recomendação é manter distância.
“Mesmo as serpentes não venenosas representam perigo por que numa picada podem transmitir bactérias que podem causar infecções graves. A orientação em qualquer caso é manter distância e tentar sempre manter contato visual com o animal e ligar para o 190 que o Batalhão Ambiental vai realizar o resgate”, explicou. A aparição desses animais na área urbana tem um motivo. “Cada vez mais a ocupação de áreas próximas a matas faz com que os animais migrem em busca de alimento e abrigo na zona rubana”, explicou o militar.
Precauções 
“Em caso de picadas, a vítima pode ser encaminhada ao CEATOX no Hospital Universitário e, se possível levar o animal ou alguma foto do mesmo para identificação e aplicação do soro correspondente ou o tratamento adequado à situação”, ponderou o tenente Figueredo.
Captura – Os animais capturados são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, na estrada de Cabedelo. Depois de atendidos, são devolvidos à natureza.
PB Agora - Foto: Walter Paparazo

Nenhum comentário:

Postar um comentário