terça-feira, 31 de outubro de 2017

Incêndio controlado

Após controle do fogo, equipes começam a deixar Chapada dos Veadeiros

Condições climáticas do fim de semana ajudaram a apagar as chamas, que consumiram cerca de 66 mil hectares. ICMBio aguarda mais dados para declarar o fogo extinto

Após controle do fogo, equipes começam a deixar Chapada dos Veadeiros
Segundo estimativa divulgada pelo ICMBio na manhã desta segunda-feira (30), cerca de 66 mil hectares da Chapada foram atingidos pelo fogo que começou a se alastrar no último dia 10. O incêndio, o maior já registrado na região, consumiu mais de 25% da área total do Parque.
A desmobilização das equipes que atuam para combater as chamas será gradual. O ICMBio informou que pelo menos um avião será mantido no local para monitorar a região e despejar água nos novos focos que venham a surgir. O parque deve ser reaberto para visitação na próxima quarta (1º).
Nos últimos dias, brigadistas e voluntários se uniram para tentar acabar com o incêndio. No entanto, mesmo apagado, o fogo voltava a surgir seja por altas temperaturas, seja pela, ainda não confirmada, ação humana. Por isso, o ICMBio aguarda mais dados para declarar o fogo extinto. Também serão analisadas imagens de satélite para constatar a real área total queimada.
Investigação
A Polícia Federal já começou a investigar o incêndio no Parque. Os peritos do órgão estão em contato com técnicos do ICMBio para fazer os levantamentos preliminares.
A investigação foi solicitada pelo Ministério do Meio Ambiente e cobrada pelo Ministério Público Federal (MPF). Uma das hipóteses é de que o incêndio foi ordenado por pessoas contrárias à ampliação do Parque, que passou de 65 mil para 240 mil hectares. 
Notícias ao Minuto com informações do Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário