sexta-feira, 13 de outubro de 2017

I Encontro Nacional de Mulherio das Letras

Para debater  literatura, acontece em João Pessoa o 1º Encontro Nacional do Mulherio das Letras

Durante o encontro, são realizadas exposições, rodas de diálogo, saraus, espetáculos teatrais, lançamentos, venda de livros e shows

Ambos os projetos participam do Programa Som Nascente - (Foto: Reprodução/Flip)

Centenas de mulheres ligadas à literatura de vários estados do Brasil se reúnem desde quinta-feira (12) em João Pessoa para o I Encontro Nacional do Mulherio das Letras. O evento, que acontece até o domingo (15) em diferentes lugares da cidade vai debater literatura e conta com a participação de escritoras, dramaturgas, tradutoras, ilustradoras, pesquisadoras, entre outras profissionais.
Segundo a escritora Maria Valéria Rezende, que faz parte da organização do evento, o encontro visa a troca de experiências e o debate de ideias que possam gerar projetos e parcerias entre as mulheres que fazem e promovem a literatura.
Durante o encontro, são realizadas exposições, rodas de diálogo, saraus, espetáculos teatrais, lançamentos, venda de livros e shows. Entre as atrações culturais do evento, estão o grupo Sinta a Liga Crew e a cantora Regina Limeira. 
O evento está sendo produzido de maneira coletiva por meio das integrantes do Mulherio e com a ajuda de parceiros. Segundo Maria Valéria Rezende, a escolha de João Pessoa para sediar o primeiro encontro do grupo foi feito após um mini-encontro na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em 2016.
Nessa quinta-feira, a programação aconteceu na Casa de José Américo, no Cabo Branco. Às 19h, houve uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, uma das primeiras escritoras do Brasil e a primeira mulher negra a publicar um livro no país. Durante a homenagem, aconteceu também uma mesa debatendo a obra e vida de Maria Firmina dos Reis com Conceição Evaristo, Lenita Estrela de Sá e Algemira de Macêdo Mendes.
A homenagem seguiu com uma performance poética em homenagem à escritora, com o Mulherio das Letras Pretas. Às 20h, as artistas paraibanas Socorro Lira e Gláucia Lima cantaram músicas compostas sobre poemas de Maria Firmina dos Reis. O encerramento foi com a leitura do conto “Uma Mulher”, de Lenita Estrela de Sá, com Rita Black.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário