segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Geraldo Luiz, 'sem rodeios e direto ao assunto'

JURU EM DESTAQUE EXPLICA POLÊMICA SOBRE POSSIBILIDADE DE DEMISSÃO DE SERVIDORES E REDUÇÃO DE SALÁRIOS NO MUNICÍPIO DE JURU

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo".
- Confúcio -
Além de provocar uma grande quantidade de críticas, feitas através de comentários de leitores de JURU EM DESTAQUE, a publicação veiculada pelo blog na última quinta-feira (12), sob o título PREFEITURA DE JURU, EM CRISE, DEMITIRÁ SERVIDORES, causou desentendimento entre o prefeito Luis Galvão e seu vice.
Pois, de acordo com informações, o vice-prefeito juruense teria ficado uma fera ao tomar conhecimento que o chefe do poder executivo estudava reduzir em 50% o seu próprio salário, assim como o do vice e dos secretários, dentre outras medidas, a fim de adequar o município à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e garantir o pagamento do 13º salário dos servidores efetivos. 
Somente agora, no entanto, depois de tais informações, dá para entender o porquê da ligação do senhor prefeito, no dia seguinte à postagem, querendo explicações à respeito do assunto, tendo perguntado inclusive onde o blog havia tomado conhecimento que havia um decreto no sentido de reduzir os salários dos agentes acima citados. 
Na ocasião foi perguntado ao prefeito Luis Galvão se o mesmo havia lido a matéria e se ele teria dado entrevista ao Jornal Correio da Paraíba, veículo de comunicação de onde JURU EM DESTAQUE colheu tais informações, tendo tão somente reproduzido de forma reduzida a reportagem daquele conceituado informativo, por se tratar de assunto de interesse do município de Juru.  
É claro que a resposta dada não poderia ter sido outra: o prefeito Luis Galvão deu, sim, uma entrevista via telefone ao Correio da Paraíba, conforme ele mesmo afirmou, cuja reportagem não falou em decreto, mas em estudos.
Contudo, pelo tom da voz do alcaide juruense no telefonema, deixa transparecer que o mesmo pretendia justificar a alguém - que provavelmente estivesse ao seu lado -, que nada daquilo que foi postado era verdade e seria apenas uma polêmica criada pelo blog.
Em se confirmando as informações recebidas, é lamentável, sob todos os aspectos, que o gestor não tenha pulso suficiente para assegurar o que afirmou em entrevista e se deixe curvar às pressões de um vice, que defende apenas o seu bolso, sem demonstrar preocupação com a redução dos salários dos secretários municipais e muito menos com a exoneração dos comissionados e contratados para se garantir o pagamento do 13º salário dos servidores efetivos.
Pelo exposto, em respeito aos leitores de JURU EM DESTAQUE, que fique bem claro que não é à toa que o blog está próximo a atingir invejáveis 10 milhões de acessos, primando sempre pela imparcialidade e veracidade de suas informações. Não seria agora, após importante conquista, que iria trilhar por caminhos tortuosos, criando fatos inverídicos em detrimento do compromisso de bem informar.
Eis, portanto, a íntegra da polêmica reportagem do Jornal Correio da Paraíba também reproduzida pelo ClickPB, Diamante Online e Jornal Interiorano, entre outros:
Em crise, prefeitos ameaçam demitir comissionados para pagar 13º a servidores
Para tentar buscar um equilíbrio fiscal, muitos prefeitos estudam a aplicação de medidas drásticas
Publicado dia 12/10/2017 às 09h35min
Levando em conta os cortes no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também na arrecadação, muitos municípios paraibanos estão com situação econômica muito crítica. Para tentar buscar um equilíbrio fiscal, muitos prefeitos estudam a aplicação de medidas drásticas para garantir o pagamento do 13º salário aos servidores.
As prefeituras das cidades de Juru e Princesa Isabel, localizadas no Sertão do Estado, estudam exonerar todos os ocupantes de cargos comissionados e contratados nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Esta atitude possibilitaria o pagamento do 13º aos servidores e a adequação dos gastos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Além disso, não há garantia de que estes servidores comissionados sejam recontratados no ano de 2018, já que ainda é necessário analisar as receitas.
No município de Juru, no Sertão paraibano, o prefeito Luiz Galvão (PSB) está discutindo com a equipe econômica a possibilidade de exoneração de todos os servidores que possuem cargos comissionados e contratados nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Também está sendo estudada a redução dos salários do prefeito, vice e dos secretários municipais em 50%, por tempo indeterminado.
“Estamos trabalhando no limite para manter o município e os programas sociais funcionando. Nós temos aqui cinco PSFs recebendo um FPM 0,6 quando deveríamos receber um 0,8. As quedas nas receitas têm afetado diretamente as administrações e infelizmente nos sentimos de mãos atadas”, desabafou Luiz Galvão em entrevista ao Jornal Correio da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário