domingo, 15 de outubro de 2017

Difícil separação

Gêmeas siamesas nascidas de parto normal são separadas após jornada de 1,4 mil km

As meninas, que nasceram coladas pelo umbigo, vieram ao mundo de parto normal

Anick e Destin nasceram coladas pelo umbigo - (Foto: MAF)

Gêmeas siamesas sobreviveram a uma jornada de 1,4 mil quilômetros — pela selva, pelas estradas e pelo ar da República Democrática do Congo — na busca da família por cirurgiões voluntários que as separassem. Anick e Destin nasceram em um vilarejo remoto do país africano, Muzombo, e tinham apenas nove dias quando, nos braços da mãe, aguentaram uma viagem de 15 horas até a capital Kinshasa.
As meninas, que nasceram coladas pelo umbigo, vieram ao mundo de parto normal, o que espantou médicos e moradores do vilarejo. Depois de dar à luz, a mãe das crianças subiu com elas a bordo de uma motocicleta para procurar ajuda. A família temia pela vida das bebês, que ao menos não compartilhavam órgãos vitais, e se lançou selva adentro rumo a um hospital a 249 quilômetros de sua residência, em Vanga.
Os médicos chegaram a cogitar uma nova jornada pela selva até o centro cirúrgico. Dado o risco, o resto do percurso foi feito pelo ar. Nascidas de uma gestação de 37 semanas, em agosto, Anick e Destin foram separadas após a contribuição da Mission Aviation Fellowship (MAF), uma organização que faz o transporte aéreo de locais remotos e vulneráveis. Elas estão sob monitoramento médico em Vanga e devem ir para casa em três semanas, segundo a "BBC".
Extra Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário