segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Arrastados pelo mar

Criaturas marinhas ainda estão chegando do Japão aos EUA depois do tsunami de 2011


Os resultados do tsunami de 2011 no Japão ainda podem ser observados. Meses depois do maremoto, objetos japoneses começaram a chegar à costa oeste dos EUA, nos estados do Havaí, Alaska, Washington, Oregon e Califórnia, além da província canadense de British Columbia. Esses objetos anda estão chegando, e são recolhidos por equipes de voluntários que limpam as praias norte-americanas. A distância entre os dois países é de 7,7 mil km.
John Chapman, pesquisador da Universidade Estadual de Oregon, pediu que essas equipes enviassem os materiais para ele, que descobriu que 300 espécies de criaturas marinhas chegaram ao país agarradas aos objetos. Alguns deles são crustáceos, lesmas-do-mar e minhocas marinhas.
“Este acabou sendo o maior experimento natural não planejado da biologia marinha, talvez na história”, diz Chapman. A pesquisa foi publicada na revista Science.
O tsunami do dia 11 de março de 2011 criou cerca de cinco milhões de toneladas de detritos que foram engolidos pela onda e arrastados pelo mar. Especialistas calculam que 70% desses materiais tenham afundado próximo ao país, mas boias, docas, barcos e outros itens flutuantes foram levados pelo mar.
Alguns desses itens surpreenderam a todos, como uma bola de futebol de um adolescente japonês que perdeu a casa no desastre e uma Harley-Davidson que apareceu em uma praia canadense.
HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário