quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Furacão Irma causa morte de surfista

Adolescente de Barbados tenta surfar onda do furacão Irma e morre nesta terça feira

O furacão Irma, que está se aproximando do Caribe e da costa leste dos EUA, causou uma tragédia no mundo do surfe. Zander Venezia, um jovem e promissor surfista de 16 anos de Barbados, morreu na terça-feira enquanto surfava ondas geradas pelo furacão em Box by Box, um perigoso pico da costa leste da ilha caribenha.
De acordo com relato do fotógrafo Jimmy Wilson, Zander surfou uma onda com perfeição. Pouco depois, sua prancha foi vista boiando, e o corpo do surfista estava submerso. Especula-se que ele tenha sido atingido por uma série de ondas quando estava tentando voltar ao pico.
– Eu fiz uma foto da sua última onda. Ele não caiu. Não temos certeza do que aconteceu – disse Jimmy Wilson à revista Stab.
Surfistas que estavam na água, como o havaiano Nathan Florence, irmão do campeão mundial John John Florence, e o americano Balaram Stack, que voaram até Barbados para aproveitar as ondas geradas pelo Irma, levaram Zander até a areia e iniciaram procedimentos de massagem cardíaca até a chegada de uma ambulância. O jovem foi levado a um hospital, onde foi constatada sua morte. Não houve ainda informações sobre a causa da morte, mas acredita-se que Zander tenha quebrado o pescoço ao se chocar com o fundo do mar.
– Me contaram que Zander foi arremessado por uma onda e provavelmente se chocou com o fundo. Ele estava sangrando, sem se mexer. Os surfistas tentaram levá-lo rapidamente até a praia, o que foi difícil. Box by Box é um lugar difícil de entrar e sair do mar, com muitas pedras – disse Alan Burke, ex-surfista profissional de Barbados, ao site Surfline.
Zander Venezia era apontado como um dos mais talentosos surfistas de Barbados. Duas semanas atrás ele havia vencido uma competição na Carolina do Norte, nos EUA.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário