domingo, 27 de agosto de 2017

Mundial de Clubes

Novo Mundial de Clubes pode ter 5 clubes sul-americanos e 12 da Europa

A competição passaria a ser disputada de quatro em quatro anos, a partir de 2021, e teria 24 times

Mundial de Clubes
O jornal espanhol “Mundo Deportivo” publicou, neste sábado, detalhes da proposta da Fifa para a criação de um novo Mundial de Clubes, que ocuparia o lugar da Copa das Confederações no calendário internacional.
A competição passaria a ser disputada de quatro em quatro anos, a partir de 2021, e teria 24 times – destes, 12 da Europa e cinco da América do Sul.
De acordo com a reportagem, a Fifa definiu que a Copa das Confederações deste ano, vencida pela Alemanha na Rússia, foi a última. Agora, foi dado o sinal verde pelo presidente Gianni Infantino para a implementação do novo Mundial de Clubes, que teria a primeira edição realizada em junho de 2021, na China, e o campeão guardaria o título por quatro temporadas.
A fórmula da competição revelada pelo “Mundo Deportivo” é a seguinte:
Oito grupos de três clubes
Dois primeiros se classificam
Mata-mata com quartas de final, semifinal e final
E a divisão das vagas seria assim:
12 europeus
5 sul-americanos
2 africanos
2 asiáticos
2 da Concacaf
O “Mundo Deportivo” explica que a Uefa daria suas vagas para os quatro últimos vencedores e vices da Liga dos Campeões (temporadas 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021) e para os outros quatro clubes com melhor coeficiente europeu. Porém, o jornal não revela como seria feita a divisão dos outros continentes.
Atualmente, a Fifa organiza o Mundial de Clubes anualmente com todos os campeões continentais, em sistema de mata-mata desde a primeira fase – times da Europa e América do Sul já entram nas semifinais. A edição de 2017 será realizada nos Emirados Árabes, em dezembro.
Blog do Gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário