segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Aumento nas contas de luz

Contas de energia ficam em média 14,55% mais caras a partir desta segunda-feira

A Revisão Tarifária Periódica é um processo regulado pela Aneel, prevista no contrato de concessão da empresa que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz


A Energisa Paraíba é responsável pela distribuição de energia a 216 municípios do estado, totalizando 1,39 milhão de unidades - (Foto: Walla Santos)


A partir desta segunda-feira (28) a conta de energia em 216 cidades da Paraíba irá ficar em média 14,55% mais cara, de acordo com a Energisa. O valor para o residencial autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficou em torno de 13,94%. Já para o segmento empresarial ou de alta tensão preço é superior: 16,38%.
Os principais motivos para a correção da tarifa neste 4º ciclo da Revisão Periódica da Energisa Paraíba são a aquisição de energia e o pagamento de indenizações às transmissoras como determinado pelo governo federal. Os dois itens compõem a PARCELA A, que são os custos não gerenciáveis pela distribuidora, e correspondem a 10,3%, ou seja 70% do índice autorizado pela Aneel.
A tarifa final do consumidor da Energisa Paraíba contém 39,02% de encargos e impostos. A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 26,39% da composição da tarifa.
A Revisão Tarifária Periódica é um processo regulado pela Aneel, prevista no contrato de concessão da empresa que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz, assim como a metodologia de cálculo dos processos tarifários. Pela norma, o valor da tarifa é reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada quatro anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
A Energisa Paraíba é responsável pela distribuição de energia a 216 municípios do estado, totalizando 1,39 milhão de unidades.
ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário