terça-feira, 25 de julho de 2017

Imigrantes morrem a bordo de bote inflável

Encontradas em embarcação à deriva, onze pessoas que morreram em travessia

Treze pessoas foram encontradas mortas em uma embarcação que transportava 167 imigrantes à deriva perto da costa líbia. O anuncio foi realizado nesta terça-feira (25) pela ONG espanhola Proactiva Open Arms através do Twitter. “Cruzamos um bote inflável que estava à deriva. Havia 167 pessoas a bordo, 11 estavam mortas, incluindo várias mulheres grávidas e mães”, indicou a organização, antes de corrigir o número de vítimas para 13. A guarda costeira italiana confirmou as 11 mortes com base nas primeiras declarações da ONG.
Na mesma área, o navio da Save The Children resgatou 70 imigrantes que tentavam a travessia em um pequeno barco.
O ministro italiano do Interior, Marco Minniti, deve receber nesta terça-feira (25) as ONGs para discutir o novo código de conduta que a Itália deseja aplicar. Aceito por Bruxelas, ele prevê uma dezena de medidas, incluindo a interdição para os navios humanitários de entrar nas águas territoriais líbias ou ainda a obrigação de acolher a bordo representantes da polícia judiciária especializada no tráfico de seres Humanos.
As ONGs estão divididas quanto a estas regras de conduta, mas o ministro já advertiu que não autorizará a entrada em portos italianos de organizações que não assinarem o documento.
Segundo os últimos dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 111.514 imigrantes e refugiados chegaram na Europa por mar desde 1º de janeiro, incluindo cerca de 93.500 na Itália. Mais de 2.360 morreram na travessia.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário