sábado, 29 de julho de 2017

'Enxugando gelo'

Quase 90% das prisões por porte ilegal de arma são revogadas no Estado da Paraíba

Imagem ilustrativa
No primeiro semestre desse ano, cerca de 1.330 armas de fogo foram retiradas das ruas pela Polícia Militar (PM).  A apreensão feita pela PM representa mais de 75% das armas que foram resgatadas nesse mesmo tempo na Paraíba, no entanto, autoridades criticam a legislação “branda” e falam em “trabalho de enxugar gelo”, levando em consideração que quase 90% das pessoas presas por porte ilegal de arma não permanecem detidas.
De acordo com o Comandante da Região Metropolitana, coronel Lívio Delgado, o trabalho da PM acontece por abordagens, investigações ou operações. Algumas apreensões são realizadas através de ações integradas entre a Polícia Civil e Militar.
Também há casos onde a PM faz diligência em casa de criminosos que estão detidos, e acabam localizando armas. Porém, na maioria dos casos, a ação é preventiva. Ainda assim, o problema está longe de acabar.
“É um trabalho de enxugar gelo”, desabafou o coronel Lívio Delgado. Isso porque, segundo ele, 90% das pessoas que são encontradas portando ilegalmente uma arma de fogo, logo são liberadas.
De acordo com o coronel, a única possibilidade de o infrator permanecer preso é se o calibre for de uso restrito das forças de segurança, como a Ponto 40 e 9mm. E mesmo nessas situações, dificilmente a prisão acontece.
“Quando ele fica detido, na audiência de custódia o juiz determina se ele vai ser conduzido para o presídio ou não. Normalmente, ele também é liberado” , contou Lívio. A insatisfação é difícil de esconder. “Isso incomoda a gente porque leva a certeza da impunidade”.
A solução, segundo Lívio, seria endurecer as leis. Para isso, já está sendo dado alguns passos. A Polícia Militar tem feito um planejamento estratégico nos bastidores, para que chegue às demais autoridades, e uma ação seja tomada quanto a punição dos infratores.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário