quinta-feira, 4 de maio de 2017

Pouca água nos açudes de Patos

Chuvas tem sido insuficientes para acumular água nos reservatórios de Patos

As chuvas registradas nos últimos meses não estão sendo suficientes para acumular água nos reservatórios de Patos.
Embora as últimas semanas tenham sido registradas precipitações pluviométricas moderadas, a avaliação do período chuvoso nos locais dos reservatórios revela números muito abaixo da média, segundo a Emater.
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, a Aesa, o açude do Jatobá está com apenas 4,6% de sua capacidade máxima, ou seja, 814.001 metros cúbicos. Já a Barragem da Farinha encontra-se com 2.942.600 metros cúbicos, o que representa apenas 11,4% de sua capacidade. 
Ainda segundo a Aesa, dos 126 reservatórios monitorados, 42 estão com menos de 20% de suas capacidades, 46 estão praticamente secos, ou com menos de 5% de suas capacidades, outros 36 estão com volume superior a 20%, e 03 reservatórios estão sangrando atualmente no estado.
Segundo o físico Rodrigo Cezar Limeira, o problema não foi a quantidade de chuva em Patos, que segundo ele, está próximo de atingir a média chuvosa. “A irregularidade das chuvas prejudicou o armazenamento de água nos mananciais de Patos esse ano, enquanto choveu próximo da média dentro da cidade, nos afluentes de Jatobá, Capoeira e Farinha, as chuvas ocorreram de forma muito distribuída, e abaixo da média”.
maispatos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário