quarta-feira, 31 de maio de 2017

'Dr. Braulio Pinto'

Pedrinho, roubado na maternidade, agora é advogado de Aécio Neves, diz colunista


Ricardo Rigel
Investigado em procedimentos que tratam de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, cartel e fraude em licitação pela Procuradoria Geral da República (PGR) o senador afastado Aécio Neves (PMDB-MG) tem em sua equipe de advogados um nome famoso em Brasília. É Pedro Júnior Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho. Roubado de uma maternidade em Brasília no dia em que nasceu, a vida do rapaz inspirou novela e virou até livro. A informação foi publicada nesta terça-feira, no O GLOBO, na coluna "Poder em Jogo", da jornalista Lydia Medeiros.


Senador é flagrado em gravação, e perde o mandato
Senador Aécio Neves é flagrado em gravação, e perde o mandato - Foto: Jorge William / Agência O Globo
A história de Pedrinho começou em janeiro de 1986, na maternidade Santa Lucia, em Brasília. Na ocasião, ainda recém-nascido, foi levado da mãe e passou 16 anos desaparecido, até ser localizado em Goiânia vivendo como filho de Vilma Martins Costa, com o nome Osvaldo Martins Borges. Em 2002, o episódio ficou conhecido como “caso Pedrinho”, em referência ao nome que os pais verdadeiros escolheram. Formado em Direito, Pedro, hoje com 30 anos, mora em Brasília, está casado e tem um filho de 4 anos. Os pais biológicos, Maria Auxiliadora e Jayro, estão aposentados e recebem filho, nora e neto em praticamente todos os finais de semana.

Pedro mantém contato com a família adotiva e os amigos que deixou em Goiânia. Além de ver Vilma, ele visita a irmã de criação, Roberta Jamilly Martins Borges, também levada pela mãe de uma maternidade.


Inscrição de Pedro Júnior na OAB
Inscrição de Pedro Júnior Rosalino Braulio Pinto na OAB - Foto: Reprodução / OAB Nacional

Condenada a 19 anos e nove meses, em 2003, Vilma teve redução de pena de quatro anos graças a recursos. Após cumprir cinco anos, em regime fechado, semiaberto e aberto, recebeu em 2008 a liberdade condicional. A pena acaba em 16 de fevereiro de 2019.
História virou novela

Na imagem, a personagem Nazaré Tedesco, interpretada pela atriz Renata Sorrah, em Senhora do Destino, corre com um bebê roubado
Na imagem, a personagem Nazaré Tedesco, interpretada pela atriz Renata Sorrah, em Senhora do Destino, corre com um bebê roubado - Foto: Divulgação / TV GLOBO

Na época, caso Pedrinho ganhou tanta repercussão que se tornou uma das inspirações do autor Aguinaldo Silva, para escrever a novela "Senhora do Destino" - exibida entre junho de 2004 e março de 2005 pela TV Globo. Na trama, assim como Vilma, a vilã Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah, rouba a bebê Lindalva de Maria do Carmo (Susana Vieira), que durante quase toda história, luta para encontrar a filha.
O autor Aguinaldo Silva diz que não teve qualquer contato com o menino Pedrinho para escrever o folhetim. Ele conta que todos os elementos da história real foram pinçados do noticiário:
— O caso dele já era público e notório. Li tudo o que saiu nos jornais, mas criei minha própria história, que era da Maria do Carmo. 

Aguinaldo Silva comenta sobre destino do menino Pedrinho
Aguinaldo Silva comenta sobre destino do menino Pedrinho - Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo

O novelista, que ficou surpreso com o destino de Pedrinho, acredita que ele tem um "senhor desafio" profissional.
— Pelo visto, se tornou um grande advogado, porque tem um belo caso nas mãos. Fico feliz por ele ter superado os agravos passados e ido tão longe — destaca Aguinaldo.
Pedro Júnior Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, em foto registrada, em 2003, na casa da mãe biológica
Pedro Júnior Rosalino Braule Pinto, o Pedrinho, em foto registrada, em 2003, na casa da mãe biológica - Foto: Ailton de Freitas - O GLOBO (Arquivo 07.11.2013)
Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário