segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Pico de instabilidade no mundo

Civilização “pode entrar em colapso em 2020” devido à crescente desigualdade, prevê cientista

Um pesquisador que usa a matemática para analisar os padrões de comportamento humano, diz que nossa civilização está chegando a um preocupante pico de instabilidade na próxima década.
Peter Turchin, da Universidade de Connecticut, usa a matemática para analisar eventos históricos – uma disciplina que ele chama de “cliodinâmica”.
Turchin diz que não sabe o que acontecerá durante esse momento de instabilidade, mas afirma que os sinais de sua chegada já estão por toda parte.
Ele afirma que a turbulência será causada pela “superprodução da elite” – onde o número de ricos na sociedade ficará maior e mais distante dos pobres.
Ele também culpa a “estagnação e declínio da qualidade de vida e fiscalização da saúde por meio do Estado, resultante da queda das receitas do Estado e do aumento das despesas.”
Turchin diz: “A ciclodinâmica é uma disciplina transdisciplinar, que trata a história como uma ciência. Meu modelo indica que a instabilidade social e política chegarão a um auge em 2020.”
“A última eleição presidencial infelizmente confirma essa previsão. Parece que estamos bem no caminho de uma instabilidade, cujo pico se dará em 2020.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário