quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Dia da Imaculada Conceição

08 DE DEZEMBRO: DIA DEDICADO À NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Dia da Imaculada Conceição
Nossa Senhora da Conceição
- José de Ribera, 1630 -
Dia da Imaculada ConceiçãoO dogma da Imaculada Conceição, é uma crença de catolicismo que afirma que Maria, mãe de Jesus, ao contrário de todos os outros seres humanos não foi alcançada pelo pecado original, mas desde o primeiro momento da concepção, estava livre de todo pecado.
Não confunda isso com a doutrina da maternidade virginal de Maria, que afirma que Jesus foi concebido sem intervenção humana, e que Maria permaneceu virgem antes, durante e após a gravidez.
No desenvolvimento da doutrina da Imaculada Conceição, a Igreja Católica contempla posição especial de Maria para ser a mãe de Cristo, e sustenta que Deus preservou Maria do pecado e, mais ainda, livre de toda mancha de pecado ou efeito original, para ser transmitida a todos os homens serem descendentes de Adão e Eva, em resposta a isso era para ser a mãe de Jesus, que também é Deus. A doutrina afirmou a expressão "cheia de graça" ( Gratia Plena ) contida na saudação do Arcanjo Gabriel (Lucas 1:28), e incluiu na oração da Ave-Maria , este aspecto de ser livre do pecado pela graça de Deus.
A estátua da Imaculada Conceição, em Palencia , Espanha.
Definição dogmática
A definição do dogma, contidas na bula Ineffabilis de 08 de dezembro de 1854, diz o seguinte:
Para homenagear a Santíssima Trindade, para a alegria da Igreja Católica, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, com os Santos Apóstolos Pedro e Paulo e nossa: definir, afirmar e pronunciar que a doutrina que sustenta que a Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção, por um privilégio singular e a graça de Deus Todo-Poderoso, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi revelada por Deus e, portanto, deve ser firme e constantemente acreditada por todos os fiéis.
Portanto, se alguém tiver a temeridade, que Deus nos livre, a duvidar no seu coração, que foi definido por nós, saber e entender que o seu próprio julgamento condenado, que sua fé tem sido naufrágio e caiu de unidade da Igreja e também se expressar oralmente ou por escrito ou de outra forma qualquer externamente o que seu coração sente-se, portanto, estão sujeitos às penalidades previstas em lei.
"Bula Ineffabilis"
O historiador francês e Louis Baunard narra o seguinte:
Pio IX , observando o mar tempestuoso da Gaeta, ouviu e ponderou as palavras do Cardeal Luigi Lambruschini: 'Santo Padre, você não pode curar o mundo, mas com a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Só que desta definição dogmática pode restaurar um senso de verdades cristãs e retrair as mentes dos caminhos do naturalismo em que você perde ".
Fonte: es.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário