terça-feira, 4 de outubro de 2016

Vitórias maiúsculas

RESULTADO DAS DUAS MAIORES CIDADES DA PARAÍBA FORTALECE CÁSSIO

romero-rodrigues-e-luciano-cartaxo
De estilos parecidos, Romero Rodrigues e Luciano Cartaxo batem adversários, com folga
Luciano Cartaxo, em João Pessoa, conseguiu aglutinar, com muita habilidade, paciência e jogo de cintura, uma grande aliança, envolvendo PMDB e PSDB, duas forças importantes da política paraibana, no seu palanque.
Começou a ganhar a eleição em setembro de 2015, um ano antes das urnas, quando ousou deixar o PT, e sair da posição de refém do governador Ricardo Coutinho e do PSB. Foi o pulo do gato.
Mas nada disso seria possível sem uma gestão com considerável índice de aprovação popular. Sem uma boa avaliação de governo, sem obras e sem o crivo do eleitorado, pouco valeria os acertos da articulação política. Ninguém ganha eleição só com partidos.
Foi essa soma que levou Luciano Cartaxo a impor uma consagradora maioria em cima do seu principal e direto contraponto, Ricardo Coutinho, que lhe fez pessoalmente oposição e protagonizou pesados ataques.
Em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues, reeleito com 62% dos votos no primeiro turno, contabilizou uma proeza, a julgar pelo fato de que há seis meses ainda era alvo de boatos de substituição do seu nome no PSDB.
Enfrentando o ex-prefeito Veneziano Vital, força política com histórico de vitórias na cidade, e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, candidato do governador do Estado, Romero bateu a ambos, com folga.
Na campanha, imprimiu seu estilo pessoal, simples, mas trabalhador, e fortaleceu a marca de um governante decente, humilde, de pé no chão. Não deu outra. O povo de Campina Grande majoritariamente entendeu a mensagem e decidiu dar a ele mais um mandato.
A vitória de Luciano, em João Pessoa, e de Romero, em Campina Grande, têm pontos em comum. Desacreditados no começo, os dois se superaram com estilos parecidos. Leves, de poucas arestas, capacidade de diálogo e portfólio de gestão. Será um recado?
Roda…
Os resultados nas duas maiores cidades da Paraíba traz outro traço: a oposição ao Governo, leia-se o senador Cássio Cunha Lima, saiu fortalecida.
…Gigante
Basta observar, também, a geografia política dos dez mais importantes colégios eleitorais. Um dado de hoje capaz de refletir no amanhã chamado 2018.
Ricardo Coutinho 1
Ponto de equilíbrio
Se perdeu praticamente em toda a região metropolitana de João Pessoa, à exceção de Conde, o governador Ricardo Coutinho (PSB-foto) elegeu aliados e filiados ao PSB em cidades de porte médio, como Esperança, Queimadas, Sousa e Princesa Isabel.
Heron Cid

Nenhum comentário:

Postar um comentário