terça-feira, 25 de outubro de 2016

Síndrome do sotaque estrangeiro

Adolescente americano acorda do coma um mês depois falando espanhol fluentemente

O adolescente americano Rueben Nsemoh acorda do coma falando espanhol (Reprodução/Facebook)
O adolescente americano Rueben Nsemoh acorda do coma falando espanhol -  (Reprodução/Facebook)
Um adolescente americano entrou em coma após levar um chute na cabeça durante um jogo de futebol. Um mês depois, acordou falando espanhol fluentemente.
De acordo com os pais de Reuben Nsemoh, de 16 anos, o jovem falava um pouco de espanhol antes do coma, mas não era fluente no idioma. No entanto, quando acordou, o adolescente só conseguia se comunicar em espanhol – e lembrava-se de poucas palavras em inglês.
O acidente aconteceu no mês passado e agora, aos poucos, o jovem está voltando a falar em seu idioma nativo – e perdendo a fluência em espanhol.
Goleiro, Reuben foi atingido na cabeça durante uma partida de futebol de sua escola no Condado de Gwinnett, no estado da Geórgia, quando tentava defender uma bola no gol. Segundo seu treinador, Bruno Kalonji, assim que o adolescente levou o chute na cabeça apresentou dificuldade para respirar, tontura e vômito. Ele foi levado a um hospital da região, onde entrou em coma e assim permaneceu por quase um mês.
Segundo a emissora CNN, Reuben pode sofrer de uma síndrome rara, chamada de síndrome do sotaque estrangeiro, em que danos cerebrais alteram os padrões de fala de uma pessoa, dando-lhe um sotaque diferente ou fluência em uma nova língua. O adolescente, que sofreu três concussões, agora está se recuperando em casa. Ele ainda espera se tornar um jogador de futebol profissional no futuro.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário