quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Operação "Terceira Passagem"


Empresário ofereceu garotas de programa brasileiras para obter obras na Itália


A Itália prendeu nesta quarta-feira ao menos 35 pessoas suspeitas de corrupção, formação de quadrilha e extorsão em contratos para a realização de grandes obras no país. Para conseguir contratos de licitações para a construção de túneis no norte do país, alguns dos empresários detidos não pagavam apenas propinas, mas também ofereciam garotas de programa brasileiras aos responsáveis pelo consórcio.
As prisões foram feitas durante duas grandes operações de investigação. Uma delas, que envolvia a troca dos direitos de construção por noites com acompanhantes, resultou na prisão de 14 pessoas por suspeita de corrupção nas obras de um ramal ferroviário em Gênova. Apelidada de “Terceira Passagem”, a linha conectará a capital da Ligúria aos principais trechos de alta velocidade do norte da Itália e deve ser concluída em 2021, com custo estimado em mais de 6 bilhões de euros. O ramal terá 53 km, dos quais 37 km serão em túneis.
As sociedades Europea 92 e Cipa foram acusadas de pagar propina e oferecer garotas de programa aos responsáveis pelo consórcio. Em um grampo divulgado pela Promotoria de Gênova, o administrador da Europea 92, Marciano Ricci, diz a Giulio Frulloni, funcionário do Cociv: “Eu tenho duas amigas brasileiras, faço elas irem diretamente ao hotel… Você gosta de brasileiras?”. Frulloni então responde: “Não, me dão nojo”. Em seguida ele acrescenta que prefere mulheres de pele clara.
Outras 21 pessoas foram presas em uma operação apelidada de “Amalgama”, comandada pelo Ministério Público de Roma. As detenções foram efetuadas em oito regiões do país: Lazio, Lombardia, Piemonte, Ligúria, Toscana, Abruzzos, Úmbria e Calábria. Segundo o inquérito, os suspeitos teriam agido para fraudar licitações e conseguir subcontratos ligados às três obras.
Entre os projetos investigados estão a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Milão e Gênova, de um trecho da rodovia entre Salerno e Reggio Calabria e de uma rede de veículo leve sobre trilhos (VLT) em Pisa.
Fonte VejaOnline com ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário