sábado, 8 de outubro de 2016

O protetor dos jumentos

Vice-prefeito de município de Riacho dos Cavalos acolhe jumentos abandonados em seu sítio

Publicado por: Carlos Rocha


Que existe um sério problema quanto ao abandono de animais por todo o país isso não é nem uma novidade. Sabemos que no Nordeste o caso ainda é bem mais complicado, pois há alguns anos o meio de transporte mais popular nas cidades e aldeias do Sertão nordestino eram os famosos jumentos, usados como transportes e na condução de carroças e outros serviços.
Mais com o passar dos anos, a situação foi mudando e o jumento foi sendo trocado pela motocicleta, um transporte bem mais moderno,  rápido e econômico, já que o nordeste vem sofrendo com uma seca muito grande, dificultando ainda mais a criação destes animais.
Com essa troca, o jumento vem sendo abandonado e sempre se vê bandos de jegues às margens das rodovias, uns feridos, outros morrendo de sede e até de fome, além dos constantes acidentes causados por esses animais.
No período de seca, que é quando as cidades nordestinas passam pelo seu pior momento, em que poços e açudes chegam a secar, esses animais sem ter para onde ir invadem a zona urbana na tentativa de matar sua fome e mais principalmente a sede. 
Não era diferente na pequena cidade de Riacho dos Cavalos, localizada no Sertão da Paraíba, a 420 quilômetros da Capital João Pessoa, até o dia em que o vice-prefeito, Eudes Vieira de Araújo (Eudim de DÉ) viu uma cena que chamou sua atenção. Um jumento encontrava-se em uma das principais avenidas da cidade, lambendo uma caixa de água colocada na cidade para fazer a distribuição de água potável para população. F aí que o seu coração encheu-se de compaixão por aquele animal e logo pensou: “Tenho um sítio por nome Currais Velhos, a 18 quilômetros da cidade, e porque não recolher todos os animais que estão abandonados, e levá-los para um local em que tenha água e comida?”.
Logo colocou esse belo plano em ação e começou uma tremenda caça aos animais. Hoje, graças a essa linda iniciativa, não se vê mais animais soltos nas ruas da cidade de Riacho dos Cavalos. Eudim indicou uma pessoa que fica responsável em recolher cada jumento abandonado, levando-o para um lugar de conforto, fazendo um bem tremendo não só para os animais, mais a sociedade e ao seu coração, pois o mesmo disse estar muito feliz, principalmente quando chega no seu sítio e ver aqueles animais, antes famintos e com sede, hoje saciados.
Edcarlos Cardoso – Portal Riacho em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário