quinta-feira, 11 de agosto de 2016

"O Poderoso Chefão "

Governo de cidade de Corleone é dissolvido por ação da máfia italiana 

Vista de parte da cidade de Corleone, na Itália, em foto de 24 de abril de 2006 (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)
Vista de parte da cidade de Corleone, na Itália, em foto de 24 de abril de 2006 (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)
italy-mafia-corleone_fran
O governo da Itália dissolveu nesta quarta-feira (10) a administração municipal de Corleone, a cidade na Sicília conhecida ao redor do mundo como reduto tanto fictício quanto verdadeiro da máfia.
A administração de Corleone, que significa “coração do leão” em dialeto, e três outros governos locais no sul da Itália foram desmantelados pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, num sinal que o país ainda luta com o crime organizado no século 21.
Corleone é a cidade da ficção “O Poderoso Chefão”, de Mario Puzo, e também lugar real de nascimento de Bernardo Provenzano e Salvatore Riina, dois chefes da máfia que tomaram o controle da Cosa Nostra, da Sicília, nos anos 1980, após uma guerra sangrenta de gangues que, segundo estimativas de alguns historiadores, deixou mil mortos.
Riina e Provenzano, chamados de “As Bestas” por conta da sua violência brutal, foram perseguidos e presos por toda a vida. Provenzano morreu aos 83 anos no mês passado, enquanto Riina, com 85 anos, permanece em prisão de alta segurança.
De 1991 a junho deste ano, 212 governos municipais foram dissolvidos na Itália por causa da infiltração da máfia. Esta é a primeira vez que a administração de Corleone foi dissolvida.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário