sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Altar dos Incas no Brasil

Desconerta: Pesquisador encontra possível altar da civilização Inca no Brasil

Um pesquisador descobriu o que pode ser o primeiro altar da civilização Inca no Brasil. O santuário foi localizado em um sítio de Rolim de Moura, cidade de Rondônia, e é  estudado desde 2009. A informação é do portal G1.
Ao G1, o especialista em georreferenciamento Joaquim Cunha da Silva, responsável pela descoberta, descreveu que no local há pedras com concavidades que indicam os dias lunares. Há, também, desenho de animais e pessoas.
O altar fica dentro de uma propriedade rural e trata-se de uma pedra onde existem 29 desses objetos escavadas no topo da rocha. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) investiga a descoberta. 
O local era provavelmente usado para rituais religiosos dos Incas, segundo o pesquisador. “Próximo do sítio foram encontrados pés da chacrona e do cipó mariri, que são plantas utilizadas em alguns rituais. Isto reforça a ideia que eles usavam o reflexo da lua nas bacias para planejar o futuro, fazer previsão sobre o efeito das ervas, de plantações e colheitas”, afirmou ao G1.
Fotos: Reprodução/ Arquivo Pessoal/ Carlos Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário