sábado, 16 de julho de 2016

Escapulário do Carmo

SANTO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora do Carmo
O Escapulário do Carmo é um sinal externo de uma devoção Mariana, que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria, através da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de Sua proteção maternal.
O distintivo externo desta inscrição ou consagração é o pequeno escapulário marrom, conhecido por todos. Quando o fiel se consagra a Santíssima Virgem, através do Escapulário do Carmo, passa a ter direito a todos os privilégios espirituais e indulgências que esta Santa Ordem possui, mediante a aprovação dos Santos Padres.
Isto é, o fiel passa a ser irmão ou irmã do Carmo, com os mesmos direitos espirituais dos frades, freiras, monjas e dos irmãos da Ordem Terceira do Carmo: é , portanto, incluído , na grande família carmelitana . Dentre os tesouros espirituais que esta sagrada Ordem pode oferecer estão as milhares de Missas, que são celebradas pelos padres carmelitas de todo o mundo, nas intenções de toda a Ordem e família carmelitana!
Como o irmão ou irmã do Carmo não pode usar um hábito religioso como fazem os frades, as monjas e alguns irmãos leigos pertencentes a Ordem Terceira do Carmo, o Escapulário (também conhecido como "bentinho") substitui o escapulário grande do hábito carmelita. Isto é, quem usa o Escapulário do Carmo, devidamente imposto por um sacerdote, de maneira devota , é o mesmo que estivesse usando o hábito carmelita.
Portanto, o Escapulário do Carmo não é um "santinho", uma "medalha", ou um objeto religioso qualquer! Por isso, seu uso somente é válido quando é imposto por um sacerdote e com um ritual próprio para tal procedimento. É uma devoção muito séria e importante na Igreja. Sua história vara os séculos (750 anos!).
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sacramental ; isto é, segundo o Concílio Vaticano II, "um sinal sagrado segundo o modelo dos sacramentos, por meio do qual são transmitidos efeitos sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja" (documento conciliar, constituição "Sacrossanctum Concilium", capítulo III, antigo 60, nº 621). 
Como e Quando Usá-lo ?
Usar sempre com respeito e devoção! O Escapulário é uma veste, um hábito religioso. Nos lembra que estamos vestidos com o manto protetor de Maria, com sua própria roupa (Nossa Senhora do Carmo veste o hábito da Ordem)!
Devemos andar sempre co o Escapulário. Nunca deixemos de usá-lo, mesmo ao tomar banho ou ao dormir. Infelizmente não sabemos em que dia, hora ou circunstâncias morreremos. Quem o recebeu e deixou de trazê-lo consigo (mesmo no caso de perda da fé ou da devoção), basta que comece de novo a usá-lo, sem precisar de nova imposição.
A graça do Escapulário do Carmo está ligada ao nosso corpo e à nossa alma. Porém, é necessário usa-lo.
Curiosidade: Sua Santidade o Papa São Pio X concedeu que os militares em campanha de guerra possam impor a si próprios o Escapulário, uma vez bentos pelo sacerdote e que, tendo acabado sua missão, continuem a usufruir todas as graças e privilégios a ele inerentes, sem terem de receber nova imposição pelo sacerdote. 
Fonte: www.eternamisericordia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário