sábado, 21 de fevereiro de 2015

Proibição de Festa de Vaquejada

TJDF suspende vaquejada prevista para este fim de semana em Planaltina


vaquejadaO juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do TJDFT, concedeu liminar para suspender a disputa de uma vaquejada prevista para este final de semana no Parque Vaquejada Maria Luiza, em Planaltina, no Distrito Federal. A decisão também determinou a proibição de outros eventos semelhantes no local, sob pena de multa de R$ 1 milhão, caso haja descumprimento. Cabe recurso.
A ação foi movida pela ONG BSB Animal Proteção e Adoção, que alegou que os animais eram submetidos a maus-tratos durante as vaquejadas. A 9ª Vaquejada de Planaltina estava marcada para começar às 15h deste sábado e iria até este domingo. Cerca de 400 pessoas estavam inscritas para participar do rodeio.
O organizador do evento, José Barbosa de Araújo, negou a denúncia de maus-tratos e afirmou que vai recorrer da decisão. “Comuniquei ao meu advogado e ele está correndo atrás para conseguir a liminar”, afirmou. “Pelo menos no Parque Maria Luiza não acontecem maus-tratos com os animais, o que eles estão alegando é que damos choque nos bois, batemos com paus, mas lá em casa a gente não aceita que isso aconteça.”
Na ação, o juiz informa que não é possível afirmar que haja maus-tratos sem análise detalhada, mas que decidiu suspender o evento para preservar a integridade física dos animais. “Portanto, a controvérsia sobre o tema e o risco à integridade física dos animais que participarão da prática impõe a suspensão do evento, ressaltando que a conclusão definitiva a respeito da existência ou não de maus tratos exige o exercício do contraditório bem como instrução processual.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário