sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Parabéns aos engenheiros, Nelmin, Guedes, ...

11 DE DEZEMBRO: DIA DO ENGENHEIRO E DO ARQUITETO

DIA DO ENGENHEIRO


Onze de Dezembro é o dia do Engenheiro, data do Decreto nº 23.569 que regulamenta o exercício das profissões do engenheiro.


O ENSINO DA ENGENHARIA

Dia do EngenheiroA Educação Profissional a nível superior no Brasil, conforme Demétrio (1989), iniciou-se com D. João VI, para atender às necessidades imediatas decorrentes da transferência da Corte Portuguesa, composta de aproximadamente 15 mil pessoas, que no dia 29 de novembro de 1807 deixava Portugal e chegava ao Brasil em janeiro de 1808.
Graças ao empenho do Conde de Linhares, foi criada por D. João VI, através da Carta Régia, de 4 de dezembro de 1810, a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, destinada à formação de especialistas militares em fortificações.
Anos mais tarde, passou a denominar-se Escola Central (1858), que além de formar engenheiros militares e civis, tinha em vista também o ensino de matemática e ciências naturais.
Em 1874, com a transferência da preparação de militares para a Escola Militar da Praia Vermelha, a Escola Central, passou a constituir a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, inteiramente civil que, posteriormente, transformou-se na Escola Nacional da Universidade do Brasil, atualmente Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Destinadas à formação de engenheiros, foram criadas, ainda no século passado, depois da Academia Real Militar, a Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto (1875), a Escola Politécnica de São Paulo (1894) e o Mackenzie College (1897), hoje Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.

DIA DO ARQUITETO


Dia do Arquiteto

Na foto da esquerda para a direita os arquitetos: Oscar Niemeyer, Le Corbusier, João Batista Vilanova Artigas e Frank Lloyd Wright: apenas alguns grandes arquitetos.
A palavra arquiteto vem do grego architékton , que etimologicamente significa "chefe operário ou mestre da edificação", numa alusão passada onde o arquiteto era o comandante da obra.
Por outro lado, Arquitetura pode ser conceituada como a arte de criar espaços organizados e animados por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Quadracci Pavilion of The Milwaukee Arts Museum.
A profissão do arquiteto é muito antiga.
Dia do ArquitetoBasta vermos que o Código de Hamurabi, Rei da Babilônia no ano 2083 antes de Cristo, já previa, nos seus artigos 229 e 230, penas para os crimes do exercício profissional do arquiteto, quando dizia: "se um arquiteto constrói para alguém e não o faz solidamente e a casa que ele construiu cai e fere de morte o proprietário, este arquiteto deve ser morto; se fere de morte o filho do proprietário, deverá ser morto o filho do arquiteto".Um dia Goethe disse: A arquitetura é música petrificada . E ao analisar as obras de grandes arquitetos, como Santiago Calatrava (de quem sou fã de carteirinha ), podemos ouvir o que eles têm a dizer com suas maravilhosas melodias da arquitetura.
Fonte: www.meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário