sábado, 1 de novembro de 2014

Transporte ferroviário

Primeira composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou à JP neste sábado


Primeira composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou à JP neste sábado
A primeira composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chegou à capital paraibana neste sábado (01).

De acordo com o Superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, três carretas estão transportando os vagões, que chegaram desmontados e estão sendo levados para a oficina em Cabedelo para a conclusão da montagem e, consequentemente, entrar em fase de testes operacionais. Ainda segundo o Superintendente, João Pessoa contará com oito trens que devem chegar a cada dois meses à Paraíba.

“Os vagões estão sendo transportados por três carretas e provavelmente por volta das 14h começaremos os trabalhos de descarregamento em Cabedelo. Pela logística da fábrica Bom Sinal, o restante das composições deverá chegar dentro de dois meses e no total serão oito trens deste porte na Grande João Pessoa” ressaltou.

Wladme ainda frisou que com as novas aquisições, os passageiros terão agilidade e conforto no transporte.

“Com o novo trem, a pessoas terão, em médio prazo, viagens mais confortáveis, rápidas, seguras e muito mais baratas. O VLT é um trem mais econômico, movido a Diesel, polui menos, mais leve e mais moderno do que as locomotivas que temos hoje em dia que são do ano de 54, além de que com o VLT o tempo de espera será reduzido para quinze minutos entre um trem e outro” afirma Wladme.

A aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos.

“Os trens foram trazidos com recursos do Ministério das Cidades, por intermédio do deputado federal Aguinaldo Ribeiro quando esteve à frente daquele Ministério e essa foi uma importante conquista de Aguinaldo não só para João Pessoa, mas Recife, Belo Horizonte, Natal e Maceió que também serão contempladas com esses novos veículos que irão favorecer e muito os passageiros destas cidades” destacou Wladme.

VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos é um trem moderno, rápido, seguro e confortável. Fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, instalada na cidade de Barbalha, o modelo adquirido pela CBTU é o Mobile 3, dotado de duas cabinas computadorizadas – uma em cada extremidade dos carros motores e um carro reboque ao meio. Ele é um Trem Unidade Diesel-Hidráulico (TUDH), construído em fibra de vidro, com sistema hidráulico fornecido pela Voith (Power Pack) e participação da empresa Trends. Trata-se de um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, com motorização diesel, tração diesel-hidráulica, bidirecional, que trafega em bitola métrica – distância de um metro entre os trilhos -, ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos, passagem entre os carros, sistema de comunicação interna digital e sonora e capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem. O VLT de João Pessoa mede 55,8 metros com altura de 3,7 metros e 2,8m de largura.

Redação
PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário