sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Nu com a mão no bolso

Nudez em público pode ficar mais comum no futuro



Carina Moreschi é naturista e acredita que 'peladões do RS' querem chamar atenção (Foto: Glacy Moraes/Arquivo Pessoal)
Carina Moreschi é naturista (Foto: Glacy Moraes/Arquivo Pessoal)
Homens ou mulheres andando ou correndo sem roupas pelas ruas pode ser uma cena ainda mais comum em um futuro próximo. A prática vem chamando a atenção em Porto Alegre e levanta a questão sobre o uso do corpo como ferramenta de expressão. Para o sociólogo Gustavo Gomes da Costa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), "no futuro é bem provável que a nudez seja cada vez mais usada", disse.
Mais habituada a viver nua, Carina Mareschi é adepta do naturismo e acredita que o que está acontecendo é a tentativa de "chamar a atenção, uma forma de protesto". Para ela, a nudez que tem se visto na capital gaúcha difere da que é praticada pelos naturistas. "Nossa prática é feita onde a nudez é permitida, em locais convencionados. Não fazemos atos em público. O que está acontecendo não tem relação alguma com a filosofia do naturismo." 
Em dezembro de 2013, grupo pedalou nu em Porto Alegre (Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS)
O sociólogo afirmou ainda que a "nudez é usada como forma de manifestação política" e cita feministas e movimentos LGBT como os que mais usam o corpo com propósitos específicos. "Para quem é mais fundamentalista, o corpo pertence ao Estado por conta da legislação vigente, da religião. A dimensão do corpo e a nudez ganham força em espaços públicos, não posso dizer que isso ocorra nos casos recentes. A sociedade é repressora contra a nudez. Durante muito tempo vendemos a ideia de que o Brasil é liberal, que vivemos em um país tropical, que temos liberdade de costumes. Isso é um mito."
Segundo Costa, "cada vez mais grupos sociais têm questionado se o país reprova ou não a nudez. As pessoas lutam por mudanças e querem ter direito a fazer topless nas praias do Rio de Janeiro. Lá, por exemplo, já está havendo mudanças em legislação, o que permite a prática". Para Carina, "os meios de comunicação e as redes sociais estão se tornando grandes aliadas do naturismo porque o assunto está em evidência. Antigamente as pessoas desconheciam a nudez dessa forma, mas agora é diferente. E isto só ajuda a desmistificar e atrair novos adeptos."
Montagem mulheres correm nuas por Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/G1)Montagem mulheres correm nuas por Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/G1)Foram três casos na capital gaúcha nos últimos 12 dias, dois deles no domingo (9). Uma mulher foi fotografada correndo apenas de tênis e boné por ruas do Centro da capital gaúcha horas antes de uma “corrida pelada” ser convocada pelas redes sociais. O evento acabou com a caminhada de apenas um homem nu.No dia 30 de outubro, o primeiro caso foi registrado no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, quando uma mulher praticou corrida nua até ser detida pela Brigada Militar. Uma semana depois, a lutadora de MMA que se identificou como Betina Baino repetiu a cena ao percorrer pelada um longo trecho da Terceira Perimetral em meio à chuva e aos carros.
Carina Moreschi é naturista e acredita que 'peladões do RS' não seguem a filosofia do naturismo (Foto: Glacy Moraes/Arquivo Pessoal)Carina Moreschi é naturista e acredita que 'peladões do RS' não seguem a filosofia do naturismo  (Foto: Glacy Moraes/Arquivo Pessoal)A naturista Carina acredita que os casos recentes de nudez pública fizeram com que o naturismo voltasse a ser assunto na mídia e, principalmente, nas redes sociais. "Hoje a nudez já é tão comum que podemos ver até em propagandas em televisão. E isto só ajuda a desmistificar e atrair novos adeptos ao naturismo. Eu não vejo os episódios de Porto Alegre como algo negativo para nós. Eu vejo como mais uma chance de abordarmos a filosofia e de conseguirmos mostrar a verdadeira face do naturismo. A informação, que gera conhecimento, é tudo numa sociedade como a nossa."O sociólogo disse que as redes sociais podem ser o verdadeiro motivo da nudez pública em alguns casos. "Existe a lógica das redes sociais, da internet, onde algumas pessoas buscam seus cinco minutos de fama."G1

Um comentário:

  1. Wat een fijne tietjes heeft het meisje op de laatste foto. Jammer dat haar benen niet gespreid zijn. Had haar jonge kut ook graag gezien

    ResponderExcluir