segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eleições 2014

Resposta das Urnas

























A resposta das urnas, tanto na Paraíba, quanto no Brasil foram muita claras e cristalinas e devem ser encaradas pelos vencedores, perdedores e demais integrantes da classe política como ponto de partida para grandes reflexões e grandes mudanças.
Na Paraíba, a vitória de Ricardo representa uma virada de página na Política do Estado. Não que Cássio esteja acabado politicamente, mas deve tomar a primeira derrota da vida política como lição para rever conceitos, admitir os erros e tentar não cometê-los em disputas futuras.
A vitória de Ricardo mostra claramente que mais que um líder carismático, o povo almeja algo mais. Seus métodos, suas praticas, seu jeito, pode ser questionado, criticado e até reprovado, mas não se pode negar que sua forma de governar, focado nos resultados, nem que para isso, seja rude ou até mesmo indelicado, agradou a maioria da poulação.
Há quem levante a tese de uso da maquina, do abuso de poder, mas essa é a praga da reeleição e todos aqueles que disputam ou a disputaram, uns mais outros menos, sempre fazem uso desta ferramenta reprovável.
No Brasil, a resposta foi mais clara ainda. Um país dividido. Rachado. No qual a presidente reeleita terá a importante missão de unir novamente. Desde o começo da campanha que estava nítido, que está eleição nacional estava baseada em a favor do modo PT de governar e contra este modelo.
Primeira soma das intenções de Aécio e Eduardo apontavam para isso. Com a morte do socialista, Marina incorporou esse personagem, Anti-PT, e subiu nas pesquisas igual foguetão. Depois de demonstrou inconsistência e fragilidade, o eleitor, de última hora correu para os braços do PSDB.
A vitória mais apertada do PT desde 2002, demonstra que o partido e o governo, necessitam rever alguns conceitos, praticas e métodos. Em suma, o Brasil precisa mais que Bolsa Família. Precisa de desenvolvimento sustentável, programa e planejado.
Marcos Wéric

Nenhum comentário:

Postar um comentário