sábado, 18 de outubro de 2014

Curioso

Ibope divulgou mesmos números em três estados diferentes e na PB, sem fato novo, inverteu candidatos, em relação à Ipesp divulgada um dia antes



Realmente estranho essa rodada de pesquisas que o Ibope divulgou ontem (17), realizadas em vários estados onde a disputa segue no segundo turno. Estranho por que o instituto usou os mesmos números em três estados estados: 53% a 47%. Na Paraíba, ficou mais estranho ainda que confrontado com os números do Ipesp, divulgados no meio da semana, pelo mesmo sistema de comunicação que contratou o Ibope houve uma inversão dos candidatos, mantendo-se os mesmos números. 

Na do Ipesp, divulgada no Jornal da Paraíba, na quinta-feira (16), Cássio aparece com 53% e Ricardo com 47%. Enquanto, na do Ibope, divulgada na sexta-feira (17), pela TV Cabo Branco, é Ricardo quem aparece com 53% e Cássio vem com 47%. Não tiveram o cuidado nem de mudar os números, mesmo que o candidato que saiu na frente fosse o mesmo. E o mais curioso é que não houve qualquer fato novo que pudesse alterar o quadro. 

Na realidade, houve sim um fato novo e foi nesta sexta-feira (17): a decisão do senador Cícero Lucena de se engajar na campanha de Cássio nessa reta final da campanha. O Sistema Paraíba de Comunicação fica num canto de parede por não esclarecer como divulga duas pesquisas, num intervalo de um dia de uma pra outra, com os mesmos números mas invertendo os candidatos.

Ou seja, tudo para confundir. E agora é com o eleitor: acreditar em qual pesquisa? Prefiro a da urna no próximo dia 26.
Blog do Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário