quarta-feira, 8 de outubro de 2014

'Puxados' por Russomanno e Tiririca

Veja quem são e quais os planos dos 'puxados' por Russomanno e Tiririca

1,5 milhão de votos de Russomanno ajudou a levar quatro para Câmara.
Já Tiririca conseguiu ajudar dois colegas a conquistar vaga na Casa.

Paula Paiva Paulo Do G1 São Paulo
Deputados federais puxados pelos 1.524.361 de votos de Celso Russomanno (PRB) e pelos 1.016.796 de Tiririca (PR) celebram a força recebida pelos campeões de votos no estado de São Paulo. Em entrevista ao G1, eles comentam o apoio dos "padrinhos", falam de suas opiniões sobre temas polêmicos (aborto, maconha e união gay) e contam quem vão apoiar no segundo turno presidencial. Tanto o PRB quanto o PR são partidos aliados da presidente Dilma Roussef.

Russomanno e Tiririca beneficiaram candidatos que, sozinhos, não teriam atingido o quociente eleitoral, o número mínimo de votos que o candidato precisa para conseguir uma cadeira. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o quociente eleitoral deste ano atingiu a marca de 299.943 votos.

Sérgio Reis (PRB), 74 anos, cantor, 45.330 votos
 
Sérgio Reis (PRB), 74 anos, cantor (Foto: Divulgação)
Será o primeiro primeiro mandato do cantor como deputado federal. Sérgio Reis disse que “achou maravilhoso” ter sido eleito pelos votos do Russomano, que isso foi uma estratégia do partido. O cantor ainda contou que ligou para Russomano, seu amigo há anos, para pedir orientações para sua estada em Brasília. “Eu sou político dentro de casa, e minha mulher que manda em mim”, brincou.

PRINCIPAIS PROPOSTAS:
“Temos que cuidar da aposentadoria. Os aposentados estão morrendo. Se eu fosse depender da minha aposentadoria de três salários, eu ia só comprar remédio e não ter o que comer”. O cantor disse que também irá investir nas APAEs, que tem muita carência de equipamentos.

OPINIÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS:
Aborto: É a favor apenas em casos de estupro e de má formação do feto. “Mulherada que transa sem camisinha, gravidez indesejada, sou contra”.

Maconha: “Tem que legalizar para não existir o narcotráfico”.

União Homoafetiva: É a favor. “Cada um é dono da sua vida. Não se pode julgar uma pessoa, você não sabe quais são os sentimentos dela, quem somos nós para julgar”.

VOTO NO 2º TURNO:
“Nosso partido está com a Dilma. Eu vou falar com o meu partido, o que eles me indicarem eu faço”.




Beto Mansur (PRB), 63, engenheiro elétrico, 31.301 votos

Beto Mansur (PRB), 63, engenheiro elétrico (Foto: Divulgação)

O político vai para o quinto mandato como deputado federal. Ele também já ocupou duas vezes o cargo de prefeito de Santos. Para ele, ter sido “puxado” por Russomano é natural. “Isso é uma coisa normal, o processo eleitoral no Brasil é esse. Se houvesse eleição distrital seria eventualmente diferente. O meu voto vai valer igual ao ele e de todos outros”.

PRINCIPAIS PROPOSTAS:
“Tenho uma série de trabalhos de liberação de recursos por parte do governo federal para obras de infraestrutura na Baixada Santista. Principalmente no aumento da atividade portuária, que acabou gerando muitas vezes um caos na entrada da cidade”. Como prioridades, Mansur também disse que irá “lutar muito pra que as operadoras cumpram os contratos e aumentem a cobertura de atendimento aos celulares”.

OPINIÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS:
Aborto: “Deve descriminalizar, mas não liberar. Se a gente tivesse uma estrutura hospitalar que pudesse atender a mulher... Tem muita gente que acaba morrendo por fazer aborto onde não deve. Acho que temos que ter uma abertura na legislação, mas não uma liberação total porque temos que preservar a vida”.

Maconha: “Eu particularmente acho que precisamos tomar medidas antes de fazer isso [descriminalização]. Antes temos que fazer um trabalho de combate as drogas nas fronteiras, uma grande estrutura de combate, para depois que estiver estabilizado o controle das drogas, para eventualmente começar a discutir a descriminalização”.

União Homoafetiva: “Está acontecendo no mundo. Tem que existir. Não tenho nada contra. Temos que respeitar a preferência e as individualidades das pessoas. Se você tem alguém com uma relação estável, nada melhor que ter juridicamente essa relação estável”.

VOTO NO 2º TURNO
“Vai ter uma discussão partidária, eu defendi a equipe de voto para o Aécio. Acho que precisamos alternar poder”.



Marcelo Squassoni (PRB), 47 anos, advogado, 30.315 votos

Marcelo Squasoni (PRB), 47 anos, advogado (Foto: Divulgação)

Marcelo Squassoni é presidente da Câmara Municipal de Guarujá, no litoral de São Paulo. É a primeira vez que ele, de 46 anos, formado em Direito e empresário da construção civil, ocupará uma cadeira na Câmara Federal. Sobre ter sido puxado por Russomano, Squassoni considera que faz parte do processo eleitoral. “Eu tive meus votos... Só que a regra é essa, o que tem mais votos, elege mais gente. Acho ótimo ele ter muitos votos, isso não diminui a representatividade de maneira alguma”.

PRINCIPAIS PROPOSTAS
“A princípio, vou lutar principalmente pela saúde no Guarujá e na região, tentar terminar o hospital em Vicente de Carvalho. Estou numa região carente de tudo. Lá em Brasília acho importante a reforma politica e maioridade penal aos 16 anos”.

OPINIÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS
Aborto: “Sou contra a descriminalização. Como a lei funciona hoje acho que tudo bem.”

Maconha: “Sou contra a liberação. Também acho que deve manter a lei do jeito que está”.

União Homoafetiva: “Cada um faz o contrato que quer. O casamento mesmo como instituição não concordo. No civil, no cartório, tudo bem, cada um faz o que quer. Não na igreja”.

VOTO NO 2º TURNO
“Meu partido está com a Dilma. Vou acompanhar o partido”.



Fausto Pinato (PRB), 37, advogado, 22.097 votos

Fausto Pinato (PRB), 37, advogado (Foto: Divulgação)

O advogado Fausto Pinato exercerá seu primeiro mandato. Sobre ter sido eleito pelos votos do Russomano, Pinato disse que esse foi um dos motivos de ter escolhido o PRB como partido. “Fui mais pro PRB por essa estratégia, além dos princípios do PRB”. 

PRINCIPAIS PROPOSTAS
“Levar empresas para o interior do estado para gerar emprego e renda. Incentivos para o interior do estado”.

OPINIÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS
Aborto: "Contra".

Maconha: “Sou contra a descriminalização. É crime.”

União homoafetiva: “Sou a favor, no cartório. Em igreja, sou contra.”

VOTO NO 2º TURNO
“Estou aguardando a direção do partido se pronunciar.”




Capitão Augusto (PR), 48, policial militar, 46.905 votos

Capitão Augusto (PR), 48, policial militar (Foto: Divulgação)

Essa foi a quarta vez que ele concorreu a um cargo público em eleição. Policial Militar, Augusto Rosa tentou fundar o Partido Militar Brasileiro, mas ainda não havia obtido todas as assinaturas necessárias, e por isso resolveu concorrer pelo PR. Ele já tinha concorrido outras três vezes por diferentes partidos. O policial considera que faz parte do sistema ter sido eleito pelos votos do Tiririca. “É o nosso sistema político, de quociente eleitoral. O que vale é o voto da legenda. A população indica a linha do partido que eles querem. É a regra do jogo. Faz parte da regra”.

PRINCIPAIS PROPOSTAS
“São duas áreas que eu trabalho. Temos grande foco barrar a PEC 51, que pretende a desmilitarização e a desconstitucionalização da PM. E a aprovação da PEC 300, que é um salário base justo para os policiais militares.” O policial ainda disse que será o único representante do leste paulista. Em paralelo a isso, Augusto disse que em janeiro irá terminar a criação do Partido Militar Brasileiro, que agora já conseguiu todas as assinaturas que precisa.

OPINIÃO SOBRE TEMAS POLÊMICOS
Aborto: “Totalmente e radicalmente contra. Sou de direita. A favor da família tradicional”. Segundo ele, o aborto pode ser aceito apenas para os casos previstos em lei.

Maconha: “Vou lutar contra, jamais descriminalizar isso aí. Nem pensar em liberar. Pessoas não ligadas à área de segurança que apresentam esse projeto sem saber das consequências. São políticos inconsequentes”.

União homoafetiva: “Direitos civis e patrimoniais tudo bem. Família é homem e mulher. No RG vai constar pai e mãe. Nada de retirar nome dos pais no RG”. Sobre a possibilidade de adoção, Augusto disse que é uma “aberração”.

VOTO NO 2º TURNO
“Vou me abster de dar apoio político nesse segundo turno”.


Miguel Lombardi (PR), 50 anos, corretor de imóveis, 32.080 votos

Miguel Lombardi (PR), 50 anos, corretor de imóveis (Foto: Divulgação)

O político exerceu quatro mandatos como vereador e terá seu primeiro como deputado federal. Para ele, “todo partido tem seu puxador de votos”. "Faz parte isso, tem o puxador de votos do partido pra tentar fazer o maior número de cadeiras. Todos os partidos querem isso”, disse.

PRINCIPAIS PROPOSTAS:
“Dar atenção especial para as entidades na área social. Os projetos de mobilidade urbana que a cidade necessita muito. Na área de educação, quero contribuir na construção de mais creches. Incentivo a esporte e a cultura. Vou dar atenção especial para a região de Cordeirópolis, Santa Bárbara, Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Artur Nogueira”.

PRINCIPAIS PROPOSTAS
Aborto: “Sou contra o aborto. Mantém a lei do jeito que está”.

Maconha: “Sou contra a liberação”.

União homoafetiva: “O que manda a lei. Questão da lei civil, tenho nada contra”.

VOTO NO 2º TURNO
"Segundo turno é o Aécio".


Ampliação das bancadas
Graças ao desempenho de Russomanno, o PRB aumentará de dois para oito o número de deputados federais entre os 70 representantes do estado de São Paulo  em Brasília.  A votação de Tiririca garantiu a reeleição dele e mais duas vagas, levando o Partido da República a elevar de quatro para seis suas cadeiras no parlamento.

No PRB, além de Russomanno foram eleitos, o deputado Antonio Bulhões (137.939), o vereador de Taubaté Roberto Alves (130.516), o advogado Vinicius Carvalho (80.643), o cantor sertanejo  Sérgio Reis (45.330), o ex-prefeito de Santos e deputado federal Beto Mansur (31.301), o vereador do Guarujá Marcelo Squasoni (30.315) e o advogado Fausto Pinato (22.097).
No PR, além de Tiririca foram eleitos o administrador Márcio Alvino (179.950), que foi prefeito de Guararema por dois mandatos;  foram reeleitos os  deputados federais Milton Monti (115.942) e Paulo Freire (113.300), o suplente Capitão Augusto (46.905) e Miguel Lombardi (32.080), vereador em Limeira.
"A bancada do PR tinha quatro deputados federais e foi para seis. Fizemos quase 10% da bancada federal paulista', diz o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR). "O Tiririca elegeu ele e mais dois, mas não a bancada toda. Os outros foram por composição com outros candidatos que ajudaram no quociente", disse o senador.
O presidente do PRB, Marcos Pereira, afirma que a votação de Russomanno puxou a eleição dele mesmo e de mais quatro candidatos.  Segundo Pereira,  a fila de candidatos puxados por Russomanno foi acidental, decorrente do desempenho de cada um. "Saímos com cem candidatos, dois desistiram e ficaram 98. Quem tivesse melhor desempenho seria eleito", afirmou.
O presidente do PRB comemorou o crescimento da bancada: "Saímos de dois e fomos para oito deputados federais em São Paulo. Havíamos planejado no mínimo oito, tendo dez como meta. Agora vamos protagonizar um pouco mais", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário