quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Novo cenário

Heron Cid é jornalista graduado pela UFPB. Filho de Marizópolis, no Sertão da Paraíba, começou na Rádio Jornal AM, em Sousa, foi repórter de política do Correio Debate (Correio Sat), apresentador dos programas Jornal da Correio e Correio Verdade, da TV Correio. Atualmente é um dos apresentadores do Correio Debate (Correio Sat), apresentador do Jornal da Correio (TV Correio), colunista político do Jornal Correio da Paraíba e fundador e diretor geral do Portal MaisPB. Contato: heroncid@gmail.com

ATESTADO

Era o passaporte que ainda faltava. Líder nas pesquisas e aglutinador do maior bloco de forças partidárias, a candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao governo carregava o peso do discurso dos adversários na disseminação da dúvida posta sobre sua condição jurídica. Um incômodo que o tucano precisou conviver nos últimos tempos.

A posição elástica (5x1) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba em favor de sua plena elegibilidade deu a Cássio um aval com forte valor simbólico e político para essa nova fase da campanha. O favoritismo ganha impulso perante setores da política e da sociedade que ainda nutriam desconfiança da viabilidade legal da candidatura.

Nas conversas com prefeitos e lideranças inclinadas ao voto em Cássio, articuladores ricardistas não raramente apresentavam como argumento, para atrair a adesão, a tal “inelegibilidade” do senador. Até essa terça-feira, de fato, essa cortina de fumaça podia ser alimentada na opinião pública.

Daqui pra frente, não é mais mera opinião de jurista A ou B. Cássio tem uma certidão favorável de uma Corte que se debruçou e estudou profundamente os pontos tão polêmicos suscitados nas quatro impugnações. Esse acórdão lhe permite andar pelos grotões do Estado com a espinha ainda mais ereta e a cabeça erguida.

A batalha continua no TSE, mas o extrato do que foi decidido majoritariamente no TRE também beneficia e soma em favor do tucano quando da apreciação do caso em Brasília. No paralelo, a sentença do TRE esmorece e quebranta todo o fervor do discurso da militância girassol contra Cássio, até então tratado como “ficha suja”.

Novo cenário posto, é hora da estratégia ricardista se conscientizar que, para ganhar a eleição, será preciso vencer Cássio nas urnas. Não num tribunal.  
TUCANO vs SOCIALISTA: Cássio ataca RC e diz que “pegar projeto e dinheiro pronto é garapa”


Nenhum comentário:

Postar um comentário