sábado, 16 de agosto de 2014

Mulheres

Marcha das Vadias protesta contra a violência e a favor do aborto legal nesta manhã (16)


Marcha das Vadias protesta contra a violência e a favor do aborto legal nesta manhã

A terceira edição da Marcha das Vadias em João Pessoa ocorre neste sábado (16), partindo às 9h da manhã, do monumento à Pedra do Reino na Lagoa e seguindo até a Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa.
A organização do evento diz que um dos objetivos desta edição é marchar contra a violência e a favor da legalização do aborto, para que ele não seja feito de forma ilegal, como ocorre atualmente.
Os organizadores da marcha explicam justificam que o aborto é a quinta causa de mortalidade materna no país, sendo 200 mil mortes por ano, segundo a ONU, de acordo com os Indicadores e Dados Básicos (IDB) 2012, mais de 80% dos nascimentos neste ano foram por cesárea, muito mais que o patamar aceitável de 15% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo quando bem sucedida, a cirurgia ainda pode acarretar em inúmeras consequências para o desenvolvimento da criança e a saúde da mãe.
Marcha das Vadias
O movimento Marcha das Vadias surgiu em 2011 no Canadá, em reação a uma atitude local de culpabilização da vítima em relação às violências sexuais, uma vez que, após diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto, o policial responsável pela segurança no campus sugeriu que se as mulheres não se vestissem como vadias não haveria tantos casos de violência sexual. O primeiro protesto levou 3 mil pessoas às ruas de Toronto. 
No Brasil, a Marcha não se limitou a esta bandeira do fim da culpabilização das vítimas de violência e foi incorporando outros temas. Em João Pessoa, a primeira Marcha das Vadias aconteceu no dia 9 de junho de 2012.A segunda edição aconteceu em agosto de 2013, pelo fim da violência contra a mulher e contra o Estatuto do Nascituro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário