domingo, 20 de julho de 2014

Dia Internacional do Amigo e da Amizade!

COMO EU GOSTARIA PODER ABRAÇAR FORTEMENTE CADA UM DOS MEUS AMIGOS NESTE DIA!

Eu, em minha casa, no meu 'Cantinho Espiritual'
Logo que me acordei na manhã desse dia de domingo, 20 de julho, recebi um telefonema do um amigo dedicando-me um abraço pela passagem do Dia Internacional do Amigo e da Amizade - abraço este verdadeira e reciprocamente devolvido ao tavarense Anchieta Gualter.
Diante desse afetuoso gesto do meu amigo Anchieta, eu não poderia, portanto, deixar de abordar e comentar sobre tão nobre e especial dia. 
Vamos ao assunto, pois:
A palavra amizade é livremente usada para se referir a vários tipos de relações humanas, o que muitas vezes dificilmente são dignas desse nome. Por exemplo, a conhecida 'amizade por interesse'. 
Uma das primeiras e cuidadosas análises da natureza da amizade foi feita por Aristóteles (384-322 a.C), filósofo grego no seu livro "Ética à Nicômaco". A amizade verdadeira e perfeita, como observa Aristóteles, tem que ser boa para o seu objetivo, ou seja, cada um dos amigos deve procurar o que é bom para o outro. As pessoas se amam umas as outras não pelo que pode resultar do relacionamento, mas pelo que são intrinsecamente.  
Nossos ancestrais reconheciam como a amizade é importante e essencial para o desenvolvimento humano. Equiparavam amizade à necessidade. 
Marcus Túlio Cícero (106-41 a.C) filósofo romano chamou a amizade do "dom da vida,... O melhor presente que os deuses imortais nos deram com exceção da sabedoria".
Cícero vê a base da amizade como o anseio intuitivo que sentimos para a sociabilidade e o define como "um acordo pessoal de vontade, de gostos e de pensamentos", ou mais completamente, "um acordo consensual sobre todas as coisas humanas acompanhadas de benevolência e afeição".
A amizade só pode existir entre pessoas de bem, ou seja, aquelas com estima pela lealdade, integridade, serenidade, generosidade.
Tanto Aristóteles como Cícero acreditavam que esse tipo de amizade é raro, porque o número de pessoas que são capazes de entrar e sustentar tal amizade é muito limitado.
A influência de Aristóteles e Cícero é particularmente evidente como base para o sentido espiritual da amizade.
Algumas das ideias de Aristóteles são habilmente tecidas quando nos lembramos do poder espiritual da amizade, e uma delas é a cordialidade. Cordialidade é a essência da amizade verdadeira e sincera.
A maioria das amizades não são amizades verdadeiras, porque são baseadas ou provocadas por alguma razão em cumprir um determinado objetivo.
O amor singular em nossos corações nutre o poder espiritual da amizade e mantém nossa intimidade com Deus.
Amizades são formadas quando amamos os outros por si mesmas. Correspondência mútua consiste em três coisas. É necessário que os amigos se amem, que eles saibam que se amam, e que tenham intimidade, comunicação e familiaridade um com o outro.
O papel da comunicação na amizade nos ajuda a entender melhor sua natureza e distinguir amizades verdadeiras.
Comunicação é absolutamente essencial na amizade, que nada mais é, do que o amor mútuo baseado na comunicação recíproca. Assim, se duas pessoas que se amam, conhecem o seu amor, mas se não se comunicam, não há amor, nem amizade.
A amizade é fundamentada no amor, portanto, não podemos ter uma amizade com uma pessoa sem partilhar com as qualidades dela.
Para uma amizade verdadeira e genuína existir, algo de bom deve ser comunicado. Quanto maior e mais nobre for o sentimento, mais magnânima será a amizade. O melhor tipo de amizade é aquele em que a comunicação é recíproca no amor, confiança, respeito, compreensão, compaixão e elevação espiritual. 
Ralph Waldo Emerson (1803-1822) filósofo e poeta norte-americanos nos diz: "A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso bondoso, nem a alegria do companheirismo, é a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e está disposto a confiar em você como seu amigo."
De um modo geral, todas as amizades verdadeiras são espirituais no sentido de que elas envolvem nossas faculdades espirituais - a consciência e a livre vontade.
Isto significa que nossa própria criação é destinada a amar como Deus nos ama.
Assim como Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, assim também Ele ordenou o amor entre os seres humanos à imagem e semelhança de Sua Divindade. 
Abracemo-nos todos, pois, nesse Dia Internacional do Amigo e da Amizade, mesmo que estejamos distantes!
Que bom seria se a imagem ilustrativa acima servisse de incentivo para
que os inimigos se transformassem em verdadeiros amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário