segunda-feira, 21 de abril de 2014

O esporte está de luto!

Corpo de Luciano do Valle é sepultado em Campinas


Corpo de Luciano do Valle é sepultado em Campinas

O corpo do narrador esportivo Luciano do Valle foi sepultado no final da tarde de hoje no Cemitério Flamboyant, em Campinas (São Paulo), terra natal do jornalista, uma das vozes mais conhecidas do jornalismo esportivo brasileiro. Luciano notabilizou-se também por ser um grande incentivador de esportes olímpicos.

Durante todo o domingo o plenário da Câmara Municipal de Campinas, onde ocorreu o velório, foi tomado por amigos e admiradores. Ele morreu na tarde de sábado em Uberlânida, Minas Gerais. Tinha 66 anos (inicialmente, informou-se que ele teria 70, mas a idade foi corrigida no final da noite pela Band, emissora onde o narrador trabalhava. A Band transmitiu ao vivo, durate a transmissão do jogo São Paulo x Flamengo, o momento em que o narrador era sepultado, por volta das 17h.

O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, marcado para a tarde deste domingo no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo assessoria da Infraero, Luciano do Valle estava no voo da TAM (3244), de Congonhas-Uberlândia e passou mal ainda no avião, que pousou às 14h30 na cidade. A Infraero disponibilizou um desfibrilador e bombeiros do aeroporto, que o levaram até o hospital. Um médico cardiologista de Uberlândia, que estava no voo, auxiliou nos primeiros socorros.

De acordo com o Hospital Santa Genoveva, o narrador deu entrada às 15h10 com parada respiratória e foi direto para Unidade de Terapia Intensiva. O óbito foi confirmado às 16h15.

Ao longo de 50 anos de carreira, Luciano do Valle se tornou um dos maiores narradores esportivos do Brasil. Torcedor da Ponte Preta, ele iniciou a trajetória na Rádio Central de Campinas, e ganhou destaque pela Rádio Nacional, na capital paulista.

No início da década de 70, entrou na TV Globo e participou de grandes coberturas esportivas. Foi um dos narradores da Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, e depois se tornou o principal locutor da emissora. Além disso, narrou corridas de históricas da Fórmula 1, como o bicampeonato de Emerson Fittipaldi, e a Copa de 1982, na Espanha.

Luciano passou pela TV Record e seguiu para a TV Bandeirantes, onde estava até agora. Em mais de 20 anos na Band, se firmou como o maior nome do esporte na emissora.

G1 e JC


Nenhum comentário:

Postar um comentário