segunda-feira, 31 de março de 2014

Maranhão: "arrancada de foguetão"!

Wilson Santiago comemora 4º lugar e diz que Zé é bom de “arrancada”

Ex-senador diz que na fase de pré-campanha é natural estes números


O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) recebeu com naturalidade os números da pesquisa MaisPB/Consult para o Senado Federal. De acordo dados da consulta, que avaliou a preferência do eleitorado para às eleições 2014, o presidente estadual do PTB aparece em 4º lugar sendo indicado por 5,6% dos entrevistados.

Wilson Santiago considerou que nessa fase de pré-campanha é natural que os números ainda sejam baixos porque os candidatos ainda não foram apresentados ao público. Para ele, assim que os eleitores tomarem conhecimento de quem são os nomes na disputa, no momento oportuno, os números tendam a crescer.

“Está muito saturado o número de pré-candidatos. Sabemos que se resumirá ao número de três principais. Com isso já se sabe a força eleitoral de cada um. Estamos nessa eleição e ainda há tempo de gerar qualquer candidatura a qualquer candidatura a qualquer cargo em 2014”, afirmou Santiago.

Questionado se ver em José Maranhão, primeiro na pesquisa, como um dos concorrentes forte durante o pleito eleitoral, Santiago considerou que o ex-governador é sempre uma “boa arrancada” durante as pesquisas por ser uma nome bastante conhecido por causa dos cargos que já exerceu na política paraibana. No entanto, Santiago titubeou ao ser indagado se o fato de Maranhão ser conhecido poderá se transformar em votos.

“Nas urnas eu não sei. Mas É um nome forte, não se pode deixar de reconhecer”, avaliou.

De acordo com  os números da pesquisa estimulada para o Senado, o ex-governador José Maranhão é o primeiro na preferência do eleitor, com 23,90%. Em seguida vem Cícero Lucena, com 12.60%. Na terceira posição aparece o vice-governador Rômulo Gouveia, com 10,65%.

Ainda foram avaliados outros nomes com Wellinton Roberto, que aparece com Wellington Roberto 4,55%, Lucélio Cartaxo 3,75% e Aguinaldo Ribeiro 2,2%. A Consult também registrou que 18,95% dos votantes disseram que não votam em nenhum dos nomes apresentados. Já 17,8% não sabem dizer.

Registro - A pesquisa do Instituto Consult foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano. Foram ouvidos dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 16 deste mês.

Metodologia – A estratificação da amostra ocorreu com relação às variáveis sexo, informado pelo TRE-PB, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino e 47% do eleitorado do sexo masculino e sobre a estimativa das idades, sendo 18% dos eleitores até 24 anos, 24% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 21% de 45 a 59 anos e 17% com mais de 59 anos.

A empresa – O Instituto Consult tem 25 anos no mercado. Sediado em Natal (RN), atua há 20 anos na Paraíba e já trabalhou para os principais jornais do Estado (Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e O Norte).

Roberto Targino - MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário