segunda-feira, 25 de novembro de 2013

RC: "é pau pra comer sabão"!

Cássio no aniversário de Ricardo Coutinho e a Vara do governador


Por Walter Santos



Cássio no aniversário de Ricardo Coutinho: água no chope

A presença do senador Cássio Cunha Lima neste domingo, no Haras Por – do Sol, durante comemorações do aniversário do governador Ricardo Coutinho chegou como um fato relevante de repercussão contraditória: gerou euforia junto aos aliados do líder do PSB tratando o gesto como ratificação de aliança em 2014 e, entre simpatizantes do senador um sentimento de frustração profunda nesta fase, sobretudo de setores da classe política inconformada com o tratamento recebido de RC. Mas, afora este componente, chamou atenção mesmo foi a linguagem usada por Ricardo de tratar a Oposição à base da surra de Vara.

Antes de quaisquer ilações, todas possíveis, não se pode abstrair que o gesto de Cássio foi antes de tudo uma postura de gente civilizada, de quem trata a relação política e a vida social por um prisma acima das eternas picuinhas sem fim em solo tabajara.
Mas, civilidade ou qualquer outro conceito à parte, o fato é que o imediatismo e a busca de exploração dos fatos políticos tendem a gerar desde o início da noite uma onda interminável de especulações principalmente o indicativo de que Cássio deve renovar aliança política com Ricardo em 2014.
Neste caso, mais por especulação do que por verdade consolidada, Cássio estaria “jogando” até agora para dividir ou impedir a ampliação da Oposição com insinuações de sua candidatura, entretanto, na prática estaria mesmo inclinado a cuidar mais da sucessão presidencial na campanha de seu amigo Aécio Neves daí seria consequente manter apoio a Ricardo.
Se ele não fosse ao aniversário, ao contrário, seria considerado um competidor precoce do governador na disputa do próximo ano.
O RECADO DO COMERCIAL DO PSDB
Há um elemento não explorado com a mesma intensidade dos efeitos de Cássio no aniversário de Ricardo, que é a declaração do senador Cássio ao lado de Aécio dizendo que 2013 é tempo de deixar os governos terem a oportunidade de trabalhar sem gestos para atrapalhar.
Somente em 2014, diz ele com todas as letras, é que avaliará sua relação com os aliados de 2010 com base nos compromissos e atendimento às propostas feitas para decidir o que fazer, ou seja, se abrigará a candidatura ao Governo.
AINDA DEPENDE DO JURIDICO
Mesmo que se mantenha a chama em setores políticos e da sociedade em torno dessa possibilidade de candidatura, ainda há dúvidas a serem dirimidas em 2014 com consulta direta a ser feita no TSE.
O GESTO DO GOVERNADOR Á BASE DE VARA
O símbolo da campanha antecipada pela reeleição ficou carimbada neste domingo pelos termos usados por Ricardo Coutinho dizendo-se em condições de oferecer uma surra de vara nos Opositores.
Este é um estigma, a característica do jeito de fazer política do governador, cuja base conceitual costumo ir buscar na cultura Stalinista, que ele conduz consigo, ou seja, não consegue viver sem guerra e quem não o acompanha merece tratamento de inimigo a ser dizimado.
Ao afirmar que dará a Surra ele estimula contra – reação certamente nesse mesmo nível o que fará da disputa de 2014 uma verdadeira praça de guerra com perspectiva de efeitos maléficos marcando muitas pessoas.
PRESTIGIO NA FESTA
Independentemente, ficou evidente que o governador dispõe de um “exército” para a disputa na busca da reeleição.
Deu demonstração de força, a força de quem sabe usar a caneta do governo.
BOM PRA VENEZIANO

A presença de Cássio permite a construção de agora em diante de um clima mais favorável ao pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital, porque sem Cássio assumindo a aura maior de candidato contra RC é exatamente o líder pemedebista a ocupar esse espaço.
Fonte: WSCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário