quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Prefeitura faz a sua parte, menos a Cagepa!!!

Fotos da Adutora Timbaúba, já em fase de conclusão, são enviadas pelo diretor de comunicação da PMJ, Antonio Silvério da Silva Sobrinho

O secretário municipal de agricultura, Josemilton Gomes de Matos - na foto "com a mão na massa" -, foi o artífice do projeto emergencial da Adutora Timbaúba, ora em fase de conclusão, apesar de ter contrariado, com a sua experiência de extensionista rural e irrigante, os técnicos e diretores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa, que queriam trazer água do Açude Timbaúba pelas margens da PB 306, via centro da cidade, danificando assim calçamentos e meio fio.
Além do mais, o projeto que a Cagepa falava em executar demandaria muito tempo para conclusão da obra, com previsão em torno de um ano ou mais - inviável, portanto, para quem está sofrendo as consequências da falta de água desde ontem, como nós juruenses estamos agora.
Tal projeto, elaborado desde "mil novecentos e antigamente", aumentaria em mais de 1 km a distância e custaria aos cofres do Governo do Estado da Paraíba, segundo informações repassadas pela própria diretoria da Cagepa, algo em torno de R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais).
Contudo, pasmem! Segundo eles, tinha a finalidade de levar água também para Tavares, quando todos sabemos que o vizinho município já faz muito tempo dispõe de manancial com capacidade de volume suficiente para consumo próprio - e adutora. Estariam, portanto, os diretores da Cagepa desinformados a tal ponto ou queriam "empurrar com a barriga" o sofrimento do povo juruense?  
A tubulação da Adutora Timbaúba chega a pavimentação asfáltica da entrada da cidade pela travessa da Rua Antonio Pedro, no Bairro do Açude, rumo a estação de tratamento de água (já existente).

Camuflado por trás de um óculos preto e de chapéu, logo na frente, o diligente e solidário Miguel de Belua, como sempre, não deixou de dar a sua indispensável contribuição, principalmente agora diante do cruciante problema da falta de água na cidade. 
Na pavimentação asfáltica da chegada da cidade, populares se aglomeram em torno das obras de escavação e, voluntariamente, de pás nas mãos ajudam a cobrir os canos com terra, todos esperançosos de que chegue água nas torneiras o mais breve possível.

A retroescavadeira doada pelo PAC, operada com profissionalismo por Leandro de Leu, foi de fundamental importância para que os serviços de escavação fossem concluídos com a maior brevidade possível.

A pavimentação asfáltica da chegada da cidade foi a última etapa de colocação da tubulação da Adutora Timbaúba ruma a estação de tratamento de água.

A Prefeitura Municipal de Juru, apesar de não arrecadar pelo fornecimento de água na cidade, pois a Cagepa é  quem o faz, "arregaçou as mangas" e não mediu esforços para que, em caráter emergencial, as obras da Adutora Timbaúba fossem colocadas em prática, pagando inclusive a mão de obra dos trabalhadores e disponibilizando máquinas, caçamba e outros equipamentos. 

Ao fundo, com a sua 'roupagem cinzenta e desbotada' em consequência do rigor da longa estiagem, vislumbra-se a nossa Serra Branca, onde "se esconde" por trás o Açude Timbaúba, distante apenas 2,5 km da cidade. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário