sábado, 30 de novembro de 2013

Prefeito Luiz Galvão participa da Reunião da AMUST que discute sobre Resíduos Sólidos

Os prefeitos da 11ª região, pertencentes a Serra do Teixeira e incluindo o município de Desterro, estiveram reunidos ontem às 16h, na cidade de São José de Princesa, para tratar de questões municipais, a exemplo do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e a formação do Consórcio Municipal.
A reunião contou com a participação dos representantes da AMUST ( Associação dos Municípios da Serra do Teixeira), formados pelo Prefeito de Tavares, Dr. Ailton Suassuna; Prefeito de Princesa Isabel,Dominguinhos; Prefeito de Jurú, Luiz Galvão; Prefeita de Desterro, Rosângela; Prefeito de Água Branca, Tarcísio Firmino; Vice Prefeita de São José, Rúbia Matuto; e o secretário da Associação, o advogado Thiago Pereira.
Os municípios pretendem dar andamento nas ações da área de resíduos sólidos, a exemplo de São José de Princesa, que já está em fase de elaboração do projeto para a criação de Unidade de Triagem (que vai fazer a separação do lixo) e Ponto de Entrega Voluntária ( onde a população vai entregar o lixo reciclável), através de contatos com professores da área de Gestão Ambiental, do curso do IFPB.
A AMUST pretende criar mecanismos de trabalho para que os municípios associados realizem estudos das áreas para a implantação através de Consórcio, de um aterro sanitário bem como a aquisição de equipamentos necessários para viabilizar a coleta e transporte dos resíduos.
Ainda participaram da 4ª reunião, Genival Júnior Gerente do BNB de Patos, Profº Joseildo do IFPB e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Princesa Isabel, Ivonildo Fernandes. Ivonildo aproveitou a oportunidade para informar aos prefeitos a importância da implantação de um posto da CONAB em Princesa Isabel. A abertura da CONAB em Princesa foi uma proposta do Prefeito Dominguinhos(PSDB) e que vai beneficiar os agricultores da região, atendendo desde Maturéia à Manaíra, facilitando o acesso à compra do milho e demais produtos agrícolas, antes conseguidos somente no posto da CONAB em Patos, distante 130km. Os Prefeitos da 11ª região vão a partir da proposta do Prefeito de Princesa, avaliar as condições para esta implantação, uma vez que com a sede da CONAB na região beneficiando os 07 municípios, as despesas de logística do ponto terão que ser repartidas entre os municípios.
Na questão de agricultura, Genival Júnior (BNB) completou frisando a importância econômica da 11ª região nesse setor, que através do Banco do Nordeste conseguiu movimentar entre os municípios mais de 11 milhões de reais só na questão rural, com empréstimos, financiamentos de projetos e renegociação de dívidas dos agricultores. Genival destacou que esta seria uma ótima oportunidade para a AMUST solicitar a implantação de uma agência bancária na região, que viria fortalecer ainda mais a questão econômica.
O Prefeito Dominguinhos, adiantou que se interessaria na proposta,com a colocação da agência do Banco do Nordeste em Princesa, por ser a cidade referência da região e por já sediar o Espaço Nordeste de Cultura. Os prefeitos que estarão em João Pessoa na próxima semana, vão pautar diversas reivindicações, entre elas, a questão de abastecimento de água nas cidades. O Secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, Hélio Cunha Lima deve receber os prefeitos da AMUST na próxima terça-feira (03).
A reunião finalizou por volta das 18h, com um jantar para os prefeitos oferecido pela anfitriã Rúbia Matuto, Vice Prefeita de São José de Princesa.
FONTE: Blog da Sabrina Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário