segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mais um ano sem Altemar Dutra!

30 ANOS SEM ALTEMAR DUTRA

(Pesquisa Marcos Bacalháo)

Altemar Dutra de Oliveira nasceu em Aimorés (MG) em 06 de outubro de 1940 e veio a falecer em Nova Iorque em 09 de novembro de 1983, que ficou conhecido como o ÍCONE DAS SERESTAS.
Fez sucesso  em toda América Latina, interpretando obras como: “Sentimental Demais”, “ O Trovador”, “Brigas” e “Que Queres Tu de Mim”. Boa parte dessas canções  eram de autoria da dupla Evaldo Gouveia e Jair Amorim,  onde foi progressivamente destacando-se no gênero musical “bolero”. Que de fato, veio a ser aclamado como o rei do bolero” no Brasil. 
Altemar iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Colatina, no Espírito Santos, localidade para onde sua família havia se mudado, cantando uma música de Francisco Alves. Antes de completar sua maioridade, segui para o Rio de Janeiro, levando uma carta de apresentação para o compositor Jair Amorim, que o encaminhou a amigos do meio artístico. Tentou a sorte como crooner em boates e casas de espetáculos. 
Gravou seu primeiro disco na Tigre, com a música “Saudade que Vem”, música de Oldemar Magalhães e Célio Ferreira e “Somente uma Vez” de autoria de Luis Mergulhão e Roberto Moreira. Por volta de 1963, foi levado por Jair Amorim para o programa Boleros Dentro da Noite, na Rádio Mundial, e no mesmo ano Joãozinho, do Trio Irakitan, levou-o para a Odeon, onde foi contratado.
Logo atingiu os primeiros lugares nas paradas de sucesso com “Tudo de Mim”, música de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, tornando-se conhecido em todo o Brasil. Em 1964, gravou com grande sucesso “Que Queres Tu de Mim”, O Trovador, Sentimental Demais e Somos Iguais, tendo como compositores Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
Altemar, destacou-se também em toda América Latina, fazendo apresentações em vários países r gravando um LP com Lucho Gatca, El bolero se canta asi. Com sua versões em espanhol, chegou a vender 500 mil cópias na América Latina. Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos Estados Unidos.
Em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros nos Estados Unidos. Apresentava um show para a comunidade latino-americana, no clube noturno “EL CONTINENTE”, EM Nova Iorque, quando faleceu aos 43 anos, de derrame cerebral. 
Foi casado com a cantora Marta Mendonça, tendo dois filhos: Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, este também a seguir carreira artística. Também já conhecido em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário