domingo, 4 de agosto de 2013

Mestres da Educação

Inscrições do “Mestres da Educação” e “Escola de Valor” terminara na última quarta-feira


Terminou na quarta-feira (31) o prazo de inscrição para a edição 2013 dos prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor”, iniciadas no dia 8 deste mês. Até esta terça-feira (30), 5.610 professores haviam efetuado inscrição para o prêmio “Mestres da Educação” e 561 escolas para o “Escola de Valor”. A inscrição dos projetos e professores deve ser feita exclusivamente através do endereçowww.paraiba.pb.gov.br/educacao.
O “Escola de Valor” visa contemplar unidades que apresentem melhoras nos índices de qualidade de ensino e oferece 14º salário a todos os funcionários. Já o “Mestres da Educação” possibilita que professores com projetos inovadores também sejam beneficiados com salários extras, o que em alguns casos proporcionará docentes com até 15º salário na Rede Estadual de Ensino.
Lançados em 2011, pela Secretaria de Estado da Educação, os prêmios contemplaram, no primeiro ano, 126 professores e 70 escolas da rede estadual de ensino da Paraíba, beneficiando 4.882 servidores. Na versão 2012, foram premiados 1.105 professores e 290 escolas, sendo beneficiados 16.345 servidores. O investimento total com as duas versões do prêmio foi de R$ 20.806.271,81.
A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, disse que os prêmios têm por objetivo buscar boas práticas, fazendo com que o sentido de rede e cooperação seja despertado. “Nós temos a responsabilidade de construir novas formas de fazer a educação. Como ela lida com essas pessoas, com o universo social das pessoas e também pessoal, os profissionais e esse ambiente da educação precisam estar em permanente reconstrução. Os profissionais da educação são aqueles que precisam saber e apreender e reaprender o tempo todo”, frisou.
Mestres da Educação – As inscrições para o prêmio devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônicowww.paraiba.pb.gov.br/educacao, preenchendo o formulário disponibilizado para este fim. O formulário de inscrição deve ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020.
A seleção dos projetos deverá ocorrer no período de 14 a 28 de outubro e a homologação da participação dos professores será publicada no dia 5 de novembro no site do Governo da Paraíba.
Os professores que se inscreverem devem apresentar um documento comprobatório e um documento de auto avaliação e justificativa, cuja explicação encontra-se disponível no Edital. Na seleção dos trabalhos enviados pelos professores, serão considerados a adequação didática, a clareza nos objetivos de ensino e compreensão dos processos de aprendizagem; a consistência pedagógica e conceitual; o processo de participação e a busca da autonomia; a pertinência dos conteúdos e estratégias com as competências e habilidades que se quer alcançar; a relação das estratégias com o contexto e a permanência e rendimento progressivo dos estudantes.
Os professores selecionados serão premiados com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. Caso o professor premiado esteja lotado em escola contemplada também com o prêmio “Escola de Valor”, este também vai receber o 15º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa, em local a ser divulgado. Não poderão ser contemplados professores que não estejam em efetivo exercício e lotados em escolas da rede pública estadual de Educação Básica ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.
Escola de Valor – As inscrições para o prêmio Escola de Valor acontecem exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no sitewww.paraiba.pb.gov.br/educacao. Todas as escolas da rede pública estadual de educação básica estão aptas a concorrer, desde que preencham o formulário de inscrição e os requisitos presentes no Edital, em especial, no que diz respeito ao envio dos documentos comprobatórios e de auto avaliação.
O formulário de inscrição deverá ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de auto avaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020, no período de 14 a 28 de outubro de 2013. A homologação da participação das escolas no processo seletivo do prêmio vai acontecer no dia 5 de novembro de 2013, com a publicação no site.
Conforme a Lei 9.879, de 13 de setembro de 2012, o prêmio Escola de Valor vai contemplar todos os profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de Educação Básica premiadas com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa. Não poderão ser contemplados com o prêmio profissionais da educação que não estejam em efetivo exercício e lotados na escola premiada ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário