terça-feira, 13 de agosto de 2013

Eleições presidenciais

SEGUNDO DATA FOLHA, HAVERIA SEGUNDO TURNO ENTRE MARINA E DILMA, SÓ LULA VENCERIA NO PRIMEIRO



Pesquisa Datafolha realizada esta semana mostra recuperação da popularidade e das intenções de voto da presidenta Dilma Rousseff (PT) após a queda registrada durante as manifestações de rua. Segundo o instituto, Dilma cresceu cinco pontos percentuais desde o levantamento anterior, no final de junho. A petista aparece agora com 35% das intenções de voto – ante os 30% registrados há pouco mais de um mês. Quem também cresceu, nesse período, foi a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva, que recolhe assinaturas para a criação de um novo partido, a Rede Sustentabilidade. Marina passou de 23% para 26%. Nesse cenário, as duas se enfrentariam num eventual segundo turno. 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que figurava com 17%, caiu para 13%. O governador de Pernambuco (PSB), Eduardo Campos, oscilou de 7% para 8%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. Os votos brancos e nulos e os indecisos somam 18%. O Datafolha ouviu 2.615 pessoas entre os últimos dias 7 e 9.

Em outra simulação, o instituto substituiu o candidato tucano –  José Serra no lugar de Aécio – e acrescentou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa (que nega ser candidato e não é filiado a nenhum partido). Nesse cenário, Dilma aparece com 32%, e Marina, com 21%. Também nesse caso as duas se enfrentariam em nova rodada de votação. Serra é apontado como o candidato com maior rejeição: 36% não votariam de jeito nenhum nele. A mesma resposta deram 27% dos entrevistados em relação à presidenta Dilma e 23% em relação a Aécio.

O único que poderia vencer a disputa em primeiro turno hoje, segundo o Datafolha, é o ex-presidente Lula, que aparece como o favorito de 51% das pessoas ouvidas. Os demais – Marina (20%), Aécio (11%) e Campos (5%) – somam 36%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário