quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas de Saúde

Câncer de boca

A boca representa a entrada do trato aéreo-digestivo superior e está continuamente exposta a agentes carcinógenos  (que provocam ou agravam um câncer), sendo, portanto, o local mais comum de origem para certos tipos de tumores malignos na região da cabeça e pescoço. O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas são os fatore mais, comumente, relacionados ao desenvolvimento desse tipo de doença e, quando associados a uma má higiene bucal, ocorre uma potencialização desse efeito maléfico. Outro fator causador hoje em evidência é a infecção pelo vírus HPV.
Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha), nódulos (caroços) no pescoço, rouquidão persistente. Nos casos mais avançados, observa-se dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala, sensação de que há elgo preso na garganta.
É importante que a população tenha acesso regular ao dentista, a fim de que se busque uma melhor saúde bucal. Este profissional é de extrema importância na detecção precoce de lesões pré-cancerígenas ou cânceres já estabelecidos. 
O tratamento consiste em cirurgia isolada ou associada a radioterapia e ou quimioterapia, a depender do estágio da doença.
Em caso de suspeita de câncer de boca, procure o especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Prevenção e diagnóstico precoce são as maiores armas no de tratamento de câncer.

Victor Perrusi, cirurgião de cabeça e pescoço, CRM 5803

Nenhum comentário:

Postar um comentário