quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Cássio e Vitalzinho estão entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional


Nesta 20ª edição dos “Cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), apenas dez parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro neste ano. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está entre eles.

Ano passado, recém chegado ao Senado, Cássio já figurou na categoria “Parlamentar em Ascensão”. O Diap classifica como parlamentar em ascensão o deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Dessa categoria também fazem parte os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Da Paraíba, além de Cássio, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) também foi considerado um dos “cabeças” do Congresso Nacional.

Este ano, Cássio foi içado à condição de “100 Mais” e compõe o seleto grupo dos “Cabeças” do Congresso Nacional. De acordo com a metodologia utilizada pelo Diap, são “Cabeças”, os operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos -- implementados, por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão -- prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

CREDIBILIDADE - Para chegar a esses nomes, o Diap analisa minuciosamente os pronunciamentos, a apresentação de proposições, as intervenções nos debates do Legislativo, a frequência com que o parlamentar é citado na imprensa, os cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além dos perfis político e ideológico de cada parlamentar.

Na explicação do trabalho, coordenado pelo cientista político Antonio Augusto de Queiroz, são enumeradas as qualidades consideradas na confecção da lista. “O saber, o equilíbrio, a prudência, a credibilidade e a respeitabilidade, ao lado da experiência, são atributos que credenciam um parlamentar perante seus pares e abrem caminho para influenciar no processo decisório, inclusive na definição da agenda. A imprensa, igualmente, possui papel decisivo na projeção desses parlamentares.” Os “Cabeças” estão classificados entre Debatedores, Articuladores, Formadores de opinião, Formuladores e Negociadores. Cássio, na avaliação do Diap,  é “Debatedor”.

QUEM SÃO - Para o Diap, “Debatedores são parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. São, por essência, parlamentares extrovertidos, que procuram ocupar espaços e explorar os assuntos que possam ser notícia”.

Os debatedores, ainda conforme o Diap, são “conhecedores das regras regimentais, que regem as sessões e o funcionamento das Casas do Congresso, exercem real influência nos debates e na definição da agenda prioritária. Com suas questões de ordem, de encaminhamento, discussão de matérias em votação, obstrução do processo deliberativo, dominam a cena e contribuem decisivamente na dinâmica do Congresso. São os parlamentares mais procurados pela imprensa”.

A lista do Diap mostra que “somente oito parlamentares que faziam parte do grupo em ascensão dos ‘Cabeças’ em 2012 passaram, nesta edição de 2013, para o seleto grupo de parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro. São sete deputados e apenas um senador: deputados Alessandro Molon (PT-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Cláudio Puty (PT-PA), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PC do B - RJ), Mendonça Filho (DEM-PE)”. O único senador promovido à condição de ‘Cabeça’ do Congresso foi Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Fonte: Blog do Tião Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário