quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia de Santo Antônio: conheça outras curiosidades sobre o santo casamenteiro
Santo Antônio de Pádua é natural de Lisboa, Portugal, e nasceu em 15 de agosto de 1195. É um dos santos mais populares da igreja Católica, devido sua história de abandono à riqueza para servir aos pobres e a Deus, além dos milagres reconhecidos pela igreja.

O santo conhecido pela tradição popular por ser ‘casamenteiro’ também tem uma história de vida voltada para o auxílio na busca de objetos e pessoas perdidas, e amizade com o Menino Jesus. De acordo com biografias de Santo Antônio, ele sempre preferiu a solidão das bibliotecas e dos oratórios às discussões religiosas. Ele foi ordenado sacerdote em 1220 e a pedido dele, foi transferido para a Ordem Franciscana.

As biografias de Santo Antônio contam que ele foi um grande pregador e durante seus discursos conseguia reunir multidões. Segundo prega a igreja, a língua do santo está conservada em Pádua, Portugal, há 775 anos, intacta, de maneira miraculosa.

Ele esteve na França e Itália pregando em missão contra os hereges (algo ou alguém que professa ou pratica doutrinas contrárias aos dogmas concebidos pela igreja), por meio de solicitação de seus superiores, que segundo os manuscritos sobre a vida dele eram convertidos.

Os milagres que colaboraram para a canonização de Santo Antônio são vários. Como exemplo, pode-se citar a pregação aos peixes. Segundo os manuscritos, na cidade italiana de Rimini o povo era impedido pelos hereges de comparecerem aos sermões de Santo Antônio, alegando que ele era mentiroso e falso. Devido à indiferença do povo diante de seu sermão, Santo Antônio foi pregar à beira-mar. De acordo com os relatos, milhares de peixes puseram a cabeça fora da água para ouvir as palavras do santo, que elogiou a participação deles na história da salvação. Este teria sido o modo escolhido por Santo Antônio para dar lição ao povo da cidade, sendo que quem viu o milagre testemunhou-o aos demais.

Outro milagre conhecido pelos católicos devotos de Santo Antônio é o de testemunho na presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia. De acordo com a biografia de Santo Antônio, um herege negava a presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento e desafiou Santo Antônio dizendo que deixaria sua mula sem comer durante três dias; em seguida, iria oferecer a ela feno e aveia, e o santo (que na época era frei) a ofereceria a Hóstia Consagrada. O herege disse que se a mula escolhesse a Hóstia à comida, ele iria crer. E assim o fez. Os manuscritos dizem que a mula, tendo de escolher entre o alimento e o respeito à Hóstia Consagrada, ajoelhou-se diante da Hóstia, segurada por Santo Antônio.
Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade. Segundo consta nos manuscritos, logo que Santo Antônio morreu, crianças de Pádua saíram pelas ruas gritando “O santo morreu! O santo morreu!” e ao mesmo tempo, em Lisboa, sua cidade natal, os sinos puseram-se a tocar por si sós. O povo saiu às ruas, mas somente mais tarde é que souberam do ocorrido.

Fonte informação: Com informações do site www.derradeirasgracas. com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário