quinta-feira, 11 de abril de 2013

MENOS DOIS DEPUTADOS ESTADUAIS PARAIBANOS




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, na noite desta terça-feira, 9, o pedido da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas ( PET 95457) requerendo a redefinição da quantidade de deputados federais e, por consequência, dos deputados estaduais daquele Estado, baseado na população existente. Um dos efeitos práticos da decisão cai como uma bomba na realidade representativa da Paraíba: o Estado deverá perder dois deputados federais e até seis deputados estaduais, como consequência na Federação da decisão da corte superior.

A decisão, conforme estabeleceu o TSE, terá impacto nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, valendo para as eleições de 2014.

Segundo cálculos do advogado Harrison Targino, pelos dados apresentados pelo TSE, os estados da Paraíba e Piauí perderão dois deputados federais e Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira.

Ganharão mais uma cadeira, segundo avaliação de Harrison, Amazonas e Santa Catarina. Ceará e Minas Gerais passarão a ter mais dois deputados. O Pará foi o maior beneficiado - passará de 17 cadeiras para 21. O estado de São Paulo continuará com 70 cadeiras.(Politicapb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário