sexta-feira, 5 de abril de 2013


Dôta e Benilto, pediram e Juru em Destaque atende:



Regras do Jogo de Tranca
No jogo com dois participantes, você jogará contra a única pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual.
Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, e uma joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua.
A distribuição das cartas é feita de forma automática e aleatória pelo nosso sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.
  • Jogadores: 2 ou 4
  • Número de cartas: 108 (2 baralhos sem Joker)
  • Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas cada um
  • Objetivo: O jogador ou a dupla que fizer o maior número de pontos, ganha a partida.

Convenções

  • Pode trinca (também chamada de "lavadeira")
  • Não tem Joker (também chamado de "curingão")
  • Tem morto
  • Pode bater com canastra suja

Definições

  • Baixar um jogo – Um jogo é formado por 3 ou mais cartas do mesmo naipe, ordenadas em sequência numérica ou três ou mais cartas do mesmo valor, independente do naipe (trinca). No decorrer da partida podem-se acrescentar mais cartas ao jogo.
  • Comprar o lixo - Você só poderá comprar o lixo se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo já baixado ou se puder ser combinada com as cartas que você já possui na mão e formando assim um novo jogo, que deverá ser obrigatoriamente baixado.
  • 3 de naipe preto (3 de espadas ♠ e 3 de paus ♣) - Não podem ser utilizados em jogos, ou seja, você não poderá formar nenhuma sequência utilizando estas cartas. Quando um 3 preto é jogado na lixeira, ele "tranca" o lixo, ou seja, impede que o próximo jogador compre o lixo, sendo obrigado a comprar uma carta do monte.
  • 3 de naipe vermelho (3 de copas ♥ e 3 de ouros ♦) - Podem ser utilizados apenas se forem baixados sozinhos, não podendo ser utilizados em outros jogos. No final da partida, cada jogador ou dupla ganhará 100 pontos por 3 vermelho baixado, caso tenha feito alguma canastra (limpa ou suja), ou perderá 100 pontos por 3 vermelho baixado, caso não tenha feito canastra.
  • Curingas - Não há no Joker no jogo de Tranca. Isso quer dizer que apenas o "2" poderá ser utilizado como curinga, podendo substituir qualquer carta. Entretanto, como os "3" vermelhos e os "3" pretos não podem ser utilizados na formação de jogos, não é possível limpar uma canastra suja, no jogo de Tranca.
  • Morto - É o montante de 11 cartas que um jogador recebe quando acabam todas as cartas da mão. Se o jogo for de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pode pegar o morto, o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível que a mesma dupla, ou o mesmo jogador, pegue os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem, e haja algum morto na mesa, este será automaticamente utilizado como o monte.
  • Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.
  • Batida Direta – É aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para jogos na mesa. Caso haja morto, o jogador irá pegá-lo e então continuará a jogar, sem comprar carta.
  • Batida Indireta – É aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão após jogar a última fora. Caso haja morto, o jogador irá pegá-lo, mas só poderá jogar na próxima rodada.
  • Trinca - A trinca é formada por 3 ou mais cartas do mesmo valor, independente do naipe.
  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor de qualquer naipe, ou jogo de sete cartas em sequência, do mesmo naipe. Existem dois tipos de canastra:

  • Canastra limpa – Sem curinga Imagem canastra limpa


  • Canastra suja – Com curinga Imagem canastra suja

O Jogo

O primeiro jogador compra uma carta do monte ou do lixo, verifica quais são as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interesse. Essa carta vai para a lixeira. Após o descarte, é a vez do jogador à esquerda daquele que começou a rodada, e assim por diante. Do segundo jogador em diante, existe a opção de comprar uma carta do monte ou todas as cartas da lixeira.
No jogo de Tranca, apenas a última carta jogada na lixeira é exibida e as demais cartas ficam ocultas. O jogador só poderá comprar o lixo se a carta que estiver no topo do lixo puder ser utilizada em algum jogo que ele tenha baixado, ou que possa ser combinada com as cartas da própria mão, formando um novo a ser baixado.
Caso a última carta jogada na lixeira seja um 3 preto, o jogador necessariamente terá de comprar do monte.
Após cada compra, o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar uma carta da sua mão. O descarte significa que ele terminou sua jogada e está passando a vez para o próximo jogador. Uma vez feito o descarte, não é possível alterar a carta descartada ou modificar o seu jogo.
O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará o morto e o jogo continuará como antes. Se um jogador que já pegou um morto tornar a bater, terminará a partida. Se outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, serão descontados 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que o jogador tiver em mãos.

Contagem dos pontos

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja, os valores das cartas baixadas e o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram nas mãos de cada jogador.
Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se 100 pontos da batida. Caso o outro jogador ou dupla não tenha pegado o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Se um jogador comprar o morto por batida indireta, e o adversário terminar a partida antes de chegar a sua vez, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido comprado.

JOGADA PONTUAÇÃO
Batida 100 pontos
Todas as cartas 10 pontos cada
3 vermelho baixado, com canastra 100 pontos
3 vermelho baixado, sem canastra -100 pontos
Canastra Suja 100 pontos
Canastra Limpa 200 pontos

2 comentários:

  1. Muito bom este Jogo ,quando as duplas são boas,terapia para mente e paciência para os estressados...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma, Alexsandra: "terapia para a mente e paciência para os estressados"!

    ResponderExcluir