quarta-feira, 6 de março de 2013

O Programa Operação Pipa, do governo federal e coordenado pelo Exército Brasileiro, foi reativado no município de Princesa Isabel.
Segundo o secretário municipal Ivonildo Fernandes (Meio Ambiente e Agricultura), a partir da próxima segunda-feira (11), dois carros-pipas contratados  estarão suprindo o abastecimento de água no campo.
Ele informou ainda que oficiais do Exército, acompanhados do funcionário da pasta Everaldo Ferreira, realizaram nessa terça-feira (5) visitas a diversas comunidades rurais, para cadastro de famílias e cisternas comunitárias, que serão abastecidas com água proveniente do Açude Timbaúba, localizado no município de Juru.
Segundo o secretário, dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), apontam que o reservatório, com capacidade de acumulação hídrica de 15.438.571 milhões de metros cúbicos, tem uma situação menos crítica, pois armazena 46,6% do seu volume total, ou seja, 7.199.373 m³.
A contratação dos carros-pipas, de acordo com Ivonildo, é mais uma medida de combate aos efeitos da estiagem, e resulta da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Emater-PB, Conselho de Desenvolvimento Rural, sindicatos, associações e Coordenadoria de Defesa Civil do Município, que têm discutido estratégias de enfretamento do fenômeno climático.
Ele esclareceu também que o município já vem abastecendo as cisternas comunitárias que foram indicadas pelos presidentes de associações, através de três carros-pipas pagos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura em parceria com a Prefeitura.

Compartilhe por aí: 1 Comentário
  Fonte: Blog do Jose Duarte Lima

Se fosse apenas carros-pipas de Princesa Isabel, tudo bem!
No entanto, uma verdadeira invasão às águas do Açude Timbaúba, localizado no município de Juru, está sendo feita por carros-pipas de Tavares, Água Branca, Imaculada, Maturéia, além das seguintes cidades do vizinho Estado de Pernambuco: Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Quixaba e outras mais.
Ocorre que alguns desses municípios dispõem de mananciais com capacidade suficiente para consumo próprio. Porém, através do Programa Operação Pipa, preferem suprir o seu abastecimento com água proveniente do Açude Timbaúba, porque, além do acesso por pista asfaltada, os carros-pipas contratados recebem por quilometragem rodada, e quanto mais distante melhor para o seu faturamento.
E o que é pior: muitos carros-pipas clandestinos estão venndendo água daqui por aí a fora! É preciso, portanto, que o chefe do executivo municipal tome alguma medida no sentido de disciplinar o acesso desses carros-pipas às águas do Timbaúba - assim como fez o prefeito Deoclécio Moura da cidade de Taperoá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário