quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vidente prevê invasão alienígena durante jogo entre Brasil e Escócia

Vó Bahiana, conhecida como “Vidente da Copa”, viraliza ao prever suposta invasão alienígena em jogo do Brasil contra a Escócia

“Vidente da Copa” viraliza ao prever invasão alienígena em jogo do Brasil contra a Escócia

A vidente conhecida como Vó Bahiana voltou a chamar atenção nas redes sociais após prever uma suposta invasão alienígena durante o jogo entre Brasil e Escócia na Copa do Mundo 2026, que acontece nesta quarta-feira (24).

Em vídeos publicados na internet, ela aparece emocionada e afirma ter sonhado mais de uma vez com o episódio.

A previsão rapidamente viralizou e gerou uma onda de comentários, memes e montagens entre os torcedores.

Previsão envolve Neymar e aparição de ETse

Segundo Vó Bahiana, uma nave extraterrestre apareceria durante a partida disputada em Miami. Ainda de acordo com a vidente, o principal alvo dos alienígenas seria o atacante Neymar.

Ela também afirmou que “algo muito ruim” aconteceria no estádio e que a suposta nave teria a missão de proteger os jogadores da Seleção Brasileira.

A vidente divulgou previsões semelhantes em vídeos publicados nos dias 2 e 12 de junho.

Redes sociais reagem com humor

A previsão ganhou grande repercussão na internet. Muitos usuários entraram na brincadeira e compartilharam vídeos produzidos com inteligência artificial simulando a suposta invasão alienígena.

Entre os comentários, internautas imaginaram cenas inusitadas envolvendo jogadores da Seleção Brasileira e os extraterrestres durante a partida.

“Mais uma desculpa pra explicar porque ele (Neymar) foi pra Copa e não pode jogar”, brincou uma internauta.

Veja o vídeo

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Pedro Nery

Estado do Brasil que mais aprovou estudantes na chamada regular do Sisu+ 2026

Paraíba lidera lista de estados do país com mais aprovados no Sisu+ 2026; 0 resultado da edição do programa, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira (24)

A Paraíba foi o estado do Brasil que mais aprovou estudantes na chamada regular do Sisu+ 2026, etapa complementar inédita ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira (24).

Ao todo, a Paraíba aprovou 1.775 alunos, seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909).

Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes de vagas.

No cenário nacional, o estado da Paraíba liderou o acesso (1.775 aprovados), seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909). Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes.

Cenário nacional

Participaram do processo 132.488 candidatos, com volume de 236.804 inscrições, já que cada estudante pôde optar por até dois cursos e, com as alterações da Lei de Cotas, quem concorre sob ações afirmativas também participa da seleção via ampla concorrência. A oferta global contemplou 532 cursos de graduação distribuídos em 34 instituições públicas de educação superior de todas as regiões do país.

Do total, 3.822 candidatos foram aprovados na modalidade de ampla concorrência, enquanto categorias de cotas, como estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, somaram quase 3 mil candidatos aprovados.

As graduações com maior volume de inscrições foram direito (14.221 interessados), administração (13.653) e engenharia civil (10.844), seguidas por fisioterapia (10.580) e enfermagem (9.153). O acesso permitiu a utilização de desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a 2025, assim como o Sisu 2026.

O que é o Sisu +?

O programa  integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias  na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior — contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis — e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação.

A participação é  voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a adesão por meio de termo. A tendência é que o  Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu  para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção.

O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes,  incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país e ampliando a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos.

Confira o conograma do Sisu +

cronograma

Davi Albuquerque (jornalista em formação pela Universidade Federal da Paraíba

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Brasil x Escócia

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas do Mundo; o atacante é escalado pela 1ª vez para jogo que vale a ponta do Grupo C

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Training - Columbia Park Training Facility, Morristown, New Jersey, U.S. - June 23, 2026  Brazil's Vinicius Junior and Neymar Jr. during training IMAGN IMAGES via Reuters/Vincent Carchietta
© Reuters/Vincent Carchietta/proibida reprodução
Versão em áudio

A caminhada do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo chega ao fim nesta quarta-feira (24). A partir das 19h (horário de Brasília), a seleção canarinho encara a Escócia em Miami (Estados Unidos), pelo Grupo C.

Os brasileiros lideram a chave com os mesmos quatro pontos de Marrocos, mas ficam a frente pelo saldo de gols (três a um). Os escoceses, com três pontos, estão em terceiro, seguidos pelo Haiti, zerado.

O Brasil tem somente um desfalque. Com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, Raphinha está fora. Por outro lado, o também atacante Neymar, recuperado de uma contusão grau dois na panturrilha direita, poderá, enfim, estrear na Copa do Mundo.

Sem atuar há mais de um mês, o camisa 10 treinou sem restrições com o restante do grupo ao longo da semana.

Grupo indefinido

No mesmo horário do jogo em Miami, marroquinos e haitianos medem forças em Atlanta (Estados Unidos). Se os caribenhos já estão eliminados, os Leões do Atlas (apelido do time africano) ainda brigam pela liderança do grupo.

O primeiro critério de desempate seria o confronto direto, mas como Brasil e Marrocos ficaram no 1 a 1 em Nova Jersey (Estados Unidos), no último dia 13 de junho, a disputa será no saldo de gols.

Manter a primeira colocação do grupo é considerado essencial pela comissão técnica. Desta forma, o Brasil poderá seguir baseado em Nova Jersey, onde o grupo já está adaptado, pois os jogos até uma eventual final seriam todos nos Estados Unidos.

Se ficar em segundo, a seleção verde e amarela terá de fazer o confronto dos 16 avos de final em Monterrey (México), retornando ao território norte-americano apenas a partir das oitavas de final. Em ambos os casos, o adversário do mata-mata sai do Grupo F, que tem Holanda, Suécia, Japão e Tunísia.

Existe, ainda, a possibilidade de classificação como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Isso pode ocorrer se o Brasil perder da Escócia e Marrocos empatar ou vencer o Haiti. Neste cenário, os brasileiros podem ter pela frente Alemanha, México ou a seleção que ficar em primeiro lugar no Grupo I (França ou Noruega).

De olho no rival

Na Escócia, a expectativa é buscar uma classificação histórica. Nas oito participações anteriores, a seleção do Reino Unido, apesar de tradicional, sequer passou de fase.

O país está de volta a um Mundial após 28 anos e não vencia um jogo de Copa desde 1990. O jejum acabou com o triunfo sobre o Haiti, por 1 a 0, em Boston (Estados Unidos), no último dia 13, com gol do meia John McGinn, campeão da Liga Europa pelo Aston Villa (Inglaterra).

Além dele, outros destaques do time escocês são o lateral Andy Roberson, companheiro do goleiro brasileiro Alisson no Liverpool (Inglaterra), e o volante Scott McTominay, destaque do Napoli (Itália). O lateral Kieran Tierney, hoje no Celtic (Escócia), foi elogiado, em entrevista coletiva, pelo atacante Gabriel Martinelli, com quem atuou no Arsenal (Inglaterra).

Freguês histórico

Na história das Copas, esta será a quinta vez que Brasil e Escócia medirão forças na competição. A seleção escosesa se tornará a segunda que os brasileiros mais enfrentaram nos Mundiais, igualando-se a Itália, Holanda, México e à antiga Tchecoslováquia - a Suécia lidera a estatística, com sete jogos.

Diante da Escócia na edição de 1998, César Sampaio marcou o gol mais rápido do Brasil em estreias de Copa do Mundo. Foto: Fifaworldcup/Divulgação
Diante da Escócia na edição de 1998, César Sampaio marcou o gol mais rápido do Brasil em estreias de Copa do Mundo - Foto:Fifaworldcup/Divulgação

Em 1974, na Copa sediada na Alemanha, as seleções ficaram no zero. Oito anos depois, no Mundial da Espanha, o Brasil goleou por 4 a 1, de virada, com gols do meia Zico, do zagueiro Oscar, do atacante Éder e do volante Falcão.

Em 1990, na Itália, novo triunfo canarinho, com o atacante Müller definindo o placar em 1 a 0. Por fim, em 1998, na abertura do Mundial da França, o volante César Sampaio e o lateral Tom Boyd (contra) balançaram as redes na vitória por 2 a 1.

A última vez que Brasil e Escócia se enfrentaram foi em um amistoso no Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra). A seleção canarinho venceu por 2 a 0, com dois gols de Neymar. A equipe, à época dirigida por Mano Menezes, teve Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos; Lucas Leiva (Sandro), Ramires, Elano (Elias) e Jádson (Lucas Moura); Neymar e Leandro Damião (Jonas).

terça-feira, 23 de junho de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança em fazenda do cantor

Cantor Amado Batista é condenado após afogamento de criança de três anos em fazenda do artista em Goianópolis, na região Metropolitana de Goiânia

O cantor Amado Batista foi condenado a pagar R$ 453 mil de indenização para os pais da criança de três anos que morreu afogada em uma fazenda do artista em Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia. A sentença proferida pelo juiz Leonardo de Camargos Martins, da Vara Cível da comarca de Goianápolis. O valor da indenização é de R$ 226.940,00 para cada um dos pais.

A criança morreu em maio de 2022 afogada em uma piscina desprotegida. Em nota, a defesa do cantor manifestou pesar pelo ocorrido e pela gravidade da tragédia, mas informou que, por discordar de fundamentos da decisão, vai recorrer às instâncias superiores da Justiça.

“As considerações possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança”, informou em nota a defesa do cantor, representado pelo Ildebrando Loures de Mendonça confira a nota completa ao final da reportagem).

A decisão também definiu que os danos morais serão corrigidos monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir da data da sentença, e acrescidos de juros de mora, pela SELIC, deduzindo o IPCA), a partir da data em que o fato ocorreu em 2022. Além disso, foi determinado o pagamento de pensão mensal aos pais, a partir da data em que a criança completaria 14 anos até a data em que completaria 25 anos.

Após os 25 anos, o valor da pensão teria uma redução até quando a vítima completaria a expectativa de vida, conforme a tabela de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou até a morte dos pais.

“A morte de um filho representa a mais profunda dor que um ser humano pode suportar, configurando dano moral na sua forma mais pura, que prescinde de comprovação. A indenização, neste caso, possui um duplo caráter: compensatório, para tentar mitigar o sofrimento dos pais, e pedagógico-punitivo, para coibir o ofensor de reiterar condutas negligentes”, argumentou o magistrado na sentença.

Em contrapartida, a defesa de Amado Batista afirmou que houve culpa concorrente, reconhecida pelo juíz, por haver falha no dever de cuidar e vigiar a criança no momento do acidente. Os pais da vítima relataram que houve pedido para que fosse instalada uma proteção na piscina, no início do contrato para trabalharem como caseiros na fazenda, mas a defesa nega que o pedido tenha sido feito.

A defesa do artista relatou ainda que houve cerceamento da defesa, pois foi negado o pedido de prova pericial técnica para demonstrar as condições de segurança da fazenda. “O pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”, defendeu o advogado.

Criança morre afogada em fazenda de Amado Batista

De acordo com o relato dos pais da criança para a Justiça, eles foram contratados, em abril de 2022, como caseiros da fazenda, onde passaram a morar com os dois filhos, um de 11 anos e outro, de 3 anos. Eles relataram que, desde o início da contratação, solicitaram ao gerente da fazenda a instalação de uma proteção na piscina, mas que foram ignorados.

Em maio do mesmo ano, o filho mais novo do casal morreu afogado na referida piscina. Os pais alegam que o socorro foi negligente, pois o gerente da fazenda levou a criança a um hospital em Terezópolis que, segundo eles, seria uma cidade mais distante do que Goiânia e com menos recursos. Eles entraram com processo contra o cantor por danos materiais, por meio de pensão mensal, e solicitaram uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil, atribuindo à causa o valor de R$ 950 mil.

NOTA DA DEFESA DE AMADO BATISTA

A defesa de AMADO RODRIGUES BATISTA manifesta-se a respeito da sentença proferida nos autos do Processo nº 5266726-11.2023.8.09.0047, em trâmite perante o Juízo da Vara Cível da Comarca de Goianápolis/GO.

Inicialmente, a defesa registra seu mais profundo respeito à dor da família e reconhece a gravidade da tragédia envolvida. As considerações a seguir possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança.

Quanto à decisão, cumpre esclarecer os seguintes pontos:

1. Culpa concorrente reconhecida pelo Juízo. A sentença reconheceu expressamente a existência de culpa concorrente, assentando que houve falha no dever de cuidado e de vigilância em relação à criança no momento do acidente. O próprio Juízo consignou que o menor se encontrava sob supervisão direta imediatamente antes do ocorrido e que essa circunstância integrou a cadeia causal do evento.

2. Ausência de prova de prévio aviso ou pedido de proteção. A decisão consignou que não restou comprovado qualquer aviso, alerta ou pedido prévio para que a piscina fosse trancada, gradeada ou de qualquer forma protegida. O Juízo concluiu, à luz da prova produzida, inexistir elemento seguro de que tal solicitação tenha sido feita.

3. Cerceamento de defesa. A defesa entende ter havido cerceamento de defesa, uma vez que foi indeferido o pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

4. Interposição de recurso. Por discordar de diversos fundamentos da decisão em especial do reconhecimento de omissão ou negligência atribuída ao artista, a defesa informa que interporá o recurso cabível, confiante na revisão da sentença pelas instâncias superiores, por entender que não houve omissão ou conduta negligente de sua parte.

A defesa permanece à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários e reafirma sua confiança no Poder Judiciário.

Blog JURU EM DESTAQUE com G1

Frio sobrecarrega o coração e aumenta o risco de infarto e AVC

Especialistas alertam que as baixas temperaturas aumentam o esforço do coração e podem elevar o risco de infarto e AVC, principalmente entre idosos e pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes ou outros fatores de risco

Frio sobrecarrega o coração e aumenta o risco de infarto e AVC; saiba como se proteger
© iStock

(FOLHAPRESS) - Controlar a temperatura do corpo no inverno exige mais do coração. A afirmação vale para todos, mas aqueles com comorbidades cardiovasculares são mais suscetíveis a infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) nos dias frios. 

O Instituto Nacional de Cardiologia estima que as ocorrências de infarto podem aumentar em até 30%, principalmente em temperaturas abaixo de 14°C. Pessoas de 75 a 84 anos e aquelas que já apresentam doenças relacionadas ao coração são as mais vulneráveis. Os índices de AVC crescem até 20% no período. A temperatura não é a causa direta, mas pode potencializar esses problemas.

Segundo Fernando Ribas, médico cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, esses episódios se tornam mais frequentes no inverno porque o organismo responde à queda brusca de temperatura. Ocorre a vasoconstrição -quando o corpo contrai os vasos sanguíneos para reter calor- e sobrecarrega o coração.

"O frio libera um pouco mais de mediadores para controlar melhor a temperatura do corpo. Liberamos mais adrenalina no sangue, hormônios relacionados ao estresse, até para aumentarmos a taxa de metabolismo e compensar essa redução, explica Ribas.

"Se o paciente tem risco cardiovascular, o estresse que vem da adrenalina pode desencadear uma instabilização de uma placa de aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias), por exemplo, e provocar um infarto ou AVC".

A microempresária Rosângela Gusmão, 65, estava com entupimento em uma veia do coração causado por um coágulo e desconhecia o problema.

Sem sintomas, optava pela alimentação saudável, acompanhada por nutricionista, e fazia exercícios físicos cinco vezes na semana (pilates e musculação). Não era hipertensa e nem possuía outra comorbidade que pudesse provocar um infarto.

Na manhã de 10 de junho de 2025, Rosângela sentiu uma dor súbita do lado esquerdo do peito, seguida por falta de ar e enjoo. Neste dia, a temperatura mínima na cidade de São Paulo ficou em cerca de 14°C e a máxima não chegou a 20°C. O mês foi marcado por massas de ar polar fortes e recordes de frio.

"Em menos de 10 minutos, eu já sentia uma forte queimação na região do coração. A dor irradiou para o braço e a escápula do lado esquerdo", relata a microempresária.

A mulher foi levada ao hospital por um vizinho. Na emergência, soube que se tratava de um infarto. "Fiquei mais vulnerável e mais atenta aos sinais que o corpo dá", diz. Após a angioplastia com o implante de dois stents e dois meses de reabilitação cardiopulmonar, a vida voltou ao normal.

O frio também pode descompensar a hipertensão e o diabetes. A liberação de adrenalina interfere em níveis pressóricos e de glicose.

"A adrenalina é um hormônio contrarregulador no metabolismo do diabetes. A liberação de mais glicose acontece para oferecer mais energia para as células. Se o paciente tem um controle ruim pode descompensar", explica o cardiologista Fernando Ribas.

O Brasil registrou aproximadamente 398 mil mortes por doenças do aparelho circulatório, como hipertensão, arritmias e infarto, ao longo de 2024. A taxa foi de 187,5 óbitos por 100 mil habitantes, a segunda maior dos últimos 23 anos, atrás apenas de 2021, quando o índice chegou a 189,8 durante a pandemia de Covid.

Os dados são do Datasus e estão disponíveis no Observatório da Saúde Pública da Umane, organização que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública no Brasil.

O cardiologista reforça os pilares de um estilo de vida saudável para preservar a saúde do coração:

- Respeitar o tempo de sono ideal. O importante é dormir o suficiente para ficar descansado

- Tentar controlar o estresse

- Manter alimentação saudável e equilibrada. Fuja de alimentos condimentados e gordurosos. "O ideal é ter pelo menos 70%, 80% das refeições semanais baseadas em legumes, saladas, carnes magras e carboidratos integrais. Nos lanches, prefira frutas, alimentos naturais, não condimentados e industrializados", diz o médico

- Praticar atividade física de três a cinco vezes por semana

- Checar a pressão arterial, os níveis de colesterol, de açúcar no sangue, a função renal e o hemograma. "Em pacientes muito jovens, sem comorbidades, não vejo necessidade de fazer exame todo ano. Aqueles que passam dos 40 anos é interessante, sim, porque nosso organismo começa a ter uma maior facilidade de descompensação de colesterol, de glicose", orienta.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Trump volta a citar o cenário político brasileiro

Brasil entra no foco de Donald Trump após compartilhar postagem sobre disputa presidencial de 2026 no país

Foto: REUTERS
Foto: REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a citar o cenário político brasileiro ao compartilhar, em sua rede social Truth Social, uma publicação que aponta as eleições presidenciais de 2026 no Brasil como um dos próximos temas de interesse do líder republicano.

No texto divulgado, o Brasil é descrito como “a potência política da região”, indicando que o país estaria entre os focos de atenção de Trump no contexto político internacional.

A publicação repercutiu entre apoiadores e críticos do presidente norte-americano por mencionar diretamente o ambiente político brasileiro. O conteúdo sugere que Trump acompanha os desdobramentos da política nacional e considera o tema relevante para o debate entre seus aliados.

Embora não tenha feito comentários detalhados sobre o processo eleitoral brasileiro, o compartilhamento foi interpretado por analistas e observadores como mais um gesto de aproximação discursiva com setores conservadores do Brasil.

Esta não é a primeira vez que Trump se manifesta sobre questões envolvendo a América Latina. Ao longo de sua trajetória política, o republicano já comentou cenários e lideranças de diversos países da região.

A publicação ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, onde grupos e lideranças começam a se movimentar visando as disputas presidenciais dos próximos anos.

Até o momento, não houve manifestação oficial de autoridades brasileiras sobre o compartilhamento realizado por Donald Trump.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto 

Governador da Paraíba anuncia calendário de pagamento dos servidores estaduais

Servidores públicos estaduais da Paraíba recebem salários referentes ao mês de junho nos próximos dias 29 e 30; CONFIRA O CALENDÁRIO

O governador Lucas Ribeiro anunciou nesta terça-feira (23) o calendário de pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de junho. Os aposentados e pensionistas receberão seus vencimentos no dia 29, enquanto os servidores da ativa terão os salários creditados em conta no dia 30.

Com a medida, o Governo da Paraíba mantém a política de pagamento dentro do mês trabalhado, assegurando regularidade aos servidores e previsibilidade financeira para milhares de famílias em todas as regiões do estado.

A folha salarial deste mês representa uma movimentação superior a R$ 1,2 bilhão na economia paraibana. O montante inclui os salários de junho e a primeira parcela do 13º salário, paga no último dia 10, que somou R$ 303,7 milhões.

Além de garantir o cumprimento dos compromissos com o funcionalismo público, os recursos contribuem para fortalecer o comércio e os setores de serviços, especialmente em um período marcado pelas festividades juninas e pelo aumento da circulação de renda em diversas cidades paraibanas.

Calendário de pagamento

29 de junho – aposentados e pensionistas;

30 de junho – servidores da ativa.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Analfabetismo no Brasil

Pesquisa sobre pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever mostra que Pernambuco é o terceiro estado do país com maior número de analfabetos 

Pernambuco é o 3º estado do país com maior número de analfabetos, segundo o IBGE - Corujão do Pepeu

Pernambuco encerrou 2025 com 763 mil pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (19). O número corresponde a cerca de 9% dos 8,38 milhões de analfabetos registrados no Brasil.

Entre os estados brasileiros, apenas Bahia, com 1,145 milhão de pessoas analfabetas, e Ceará, com 823 mil, registraram contingentes maiores que o pernambucano. Minas Gerais aparece logo atrás, com 652 mil.

Os dados mostram pouca variação em Pernambuco nos últimos três anos. Em 2023, o estado contabilizava 762 mil analfabetos. Em 2024, foram 760 mil. Em 2025, o total voltou a subir para 763 mil.

O levantamento indica que o analfabetismo está concentrado principalmente entre os mais velhos. Dos 763 mil pernambucanos que não sabem ler nem escrever, 414 mil têm 60 anos ou mais.

O grupo representa mais da metade dos casos registrados no estado. Entre os idosos, as mulheres são maioria, com 233 mil, contra 182 mil homens.

Nordeste reúne os maiores contingentesOs maiores volumes de analfabetos do país continuam concentrados no Nordeste. Além da Bahia, Ceará e Pernambuco, o Maranhão registrou 580 mil pessoas nessa condição em 2025.

Na outra ponta, estados vizinhos apresentaram contingentes menores. A Paraíba contabilizou 375 mil analfabetos, Alagoas 326 mil, Rio Grande do Norte 265 mil e Sergipe 181 mil.

Somados, os nove estados nordestinos concentravam cerca de 4,8 milhões de analfabetos em 2025, mais da metade do total nacional.

Queda no BrasilEm todo o país, o número de pessoas analfabetas caiu de 9,17 milhões em 2023 para 8,38 milhões em 2025. A redução foi de aproximadamente 789 mil pessoas em dois anos.

Mesmo com a queda nacional, Pernambuco permaneceu praticamente no mesmo patamar ao longo do período analisado. O estado fechou 2025 com um contingente superior ao registrado em unidades da federação como Paraná (221 mil), Santa Catarina (144 mil) e Rio Grande do Sul (285 mil).

Os dados do IBGE também mostram que a população idosa concentra a maior parte dos casos no Brasil. Em 2025, dos 8,38 milhões de analfabetos do país, 4,86 milhões tinham 60 anos ou mais.

Inverno e imunidade: guia para evitar armadilhas e nutrir o corpo

Com a queda das temperaturas, o organismo demanda ajustes metabólicos específicos

Especialista orienta sobre como fortalecer o sistema imunológico através do consumo inteligente de alimentos da estação e esclarece o uso de suplementos vitamínicos.

Inverno e imunidade: guia para evitar armadilhas e nutrir o corpo
© iStock

Com a chegada dos dias mais frios, o organismo passa por uma série de adaptações para manter seu funcionamento adequado. Além da mudança na rotina e nos hábitos diários, o inverno também exige uma atenção especial à alimentação, que desempenha papel fundamental na manutenção da imunidade, da disposição e da saúde como um todo. Já a escolha de alimentares inadequadas durante esse período podem favorecer deficiências nutricionais e aumentar a vulnerabilidade do organismo a infecções respiratórias e outras doenças típicas da estação. 

A chegada do inverno traz consigo não apenas o frio, mas também mudanças importantes no comportamento alimentar. É comum que as pessoas sintam mais fome e busquem refeições mais calóricas, reconfortantes e quentes. Paralelamente, a menor exposição ao sol reduz a produção de vitamina D pelo organismo, nutriente essencial para a saúde óssea, muscular e imunológica. Somados, esses fatores podem impactar diretamente o bem-estar e a capacidade do corpo de responder a agentes infecciosos.

Para a Dra. Fabiana Roloff, médica nutróloga e docente do curso de Medicina da Afya Centro Universitário de Pato Branco, o sistema imunológico depende de uma combinação de fatores para funcionar adequadamente, sendo a alimentação um dos pilares mais importantes.

“Existe uma busca desenfreada por suplementos de vitamina C e D, por exemplo, como se fossem capazes de resolver tudo sozinhos. No entanto, a imunidade é um sistema complexo que depende de um ambiente metabólico equilibrado. Não adianta suplementar se a base da alimentação é pobre em nutrientes essenciais”, explica a Dra. Fabiana.

O poder dos alimentos de estação

Durante o inverno, frutas, verduras e legumes típicos da estação oferecem uma combinação valiosa de vitaminas, minerais e compostos bioativos capazes de fortalecer as defesas naturais do organismo. A recomendação da Dra. Fabiana é priorizar alimentos frescos e variados, garantindo o consumo de diferentes nutrientes ao longo do dia.

“O destaque vai para alimentos ricos em vitamina C, como laranja, mexerica, kiwi, acerola e goiaba, que auxiliam na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres e contribuem para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Também merecem atenção os alimentos fontes de vitamina A, presentes em vegetais de coloração alaranjada e verde-escura, como cenoura, abóbora, espinafre e couve”, comenta a médica nutróloga.

Outro grupo indispensável é o das proteínas de qualidade, encontradas em carnes magras, ovos, leite e derivados, além das leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico. “Esses alimentos participam da formação e renovação de células de defesa, sendo fundamentais para a resposta imunológica”, acrescenta a Dra.

A importância da saúde intestinal

Cada vez mais estudos apontam a estreita relação entre o intestino e o sistema imunológico. Estima-se que uma parcela significativa das células de defesa esteja associada ao trato gastrointestinal, tornando a saúde intestinal um fator decisivo para a imunidade.

Nesse contexto, os alimentos ricos em fibras ganham destaque. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes ajudam a alimentar as bactérias benéficas que compõem a microbiota intestinal. Quando equilibrada, essa microbiota contribui para reduzir processos inflamatórios, melhorar a absorção de nutrientes e fortalecer os mecanismos naturais de proteção do organismo.

“Quando consumimos alimentos in natura, fornecemos ao corpo muito mais do que nutrientes isolados. Oferecemos uma combinação de compostos que atuam em conjunto para manter o equilíbrio do organismo. É essa interação que favorece a saúde e a imunidade”, ressalta a médica nutróloga e docente de Medicina da Afya de Pato Branco.

Estratégias simples que fazem diferença

Além da escolha dos alimentos, a forma de preparo também influencia diretamente a qualidade nutricional das refeições. Sopas, caldos e ensopados preparados com legumes, verduras e fontes de proteína são excelentes opções para os dias frios, pois ajudam a manter a hidratação e fornecem nutrientes importantes de maneira prática e saborosa.

Outro cuidado importante é evitar o excesso de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras de baixa qualidade. Embora possam parecer opções convenientes e reconfortantes durante o inverno, seu consumo frequente está associado ao aumento de processos inflamatórios e à piora da qualidade da alimentação.

“A hidratação também não deve ser negligenciada. Com a redução da sensação de sede nos dias frios, muitas pessoas passam a ingerir menos líquidos. No entanto, a água continua sendo essencial para o transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e funcionamento adequado de todos os sistemas do organismo”, pontua a Dra. Fabiana.

Manter uma alimentação equilibrada, associada à prática regular de atividade física, sono de qualidade e acompanhamento médico quando necessário, é a melhor estratégia para atravessar o inverno com mais saúde, energia e resistência às doenças típicas da estação.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Festejos juninos

Innovatis desenvolve assistente com Inteligência Artificial para ampliar experiência do São João da Paraíba

Innovatis desenvolve assistente com Inteligência Artificial para ampliar experiência do São João da Paraíba

A tecnologia passou a fazer parte da experiência de quem vive os festejos juninos na Paraíba. A Innovatis desenvolveu, em parceria com a startup paraibana Spectree, o Forrozito , um assistente com Inteligência Artificial integrado ao WhatsApp que permite a ao público acessar, de forma rápida e prática, informações sobre a programação do São João em diferentes cidades paraibanas, com dicas de hospedagem, gastronomia, pontos turísticos e diversos outros serviços.

Disponível 24 horas por dia pelo número (83) 99867-5357, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso à informação por meio de um dos canais de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. A partir de uma conversa natural pelo WhatsApp, os usuários podem esclarecer dúvidas, receber orientações e encontrar informações úteis para aproveitar melhor os festejos juninos.

A iniciativa faz parte da atuação da Innovatis no desenvolvimento de soluções de inovação e transformação digital voltadas para aproximar pessoas, serviços e informações por meio da tecnologia. O projeto utiliza a plataforma IACity, desenvolvida pela Spectree, que combina Inteligência Artificial, canais conversacionais e dashboards inteligentes.

“O Forrozito mostra que é possível utilizar a Inteligência Artificial para aproximar pessoas, democratizar o acesso à informação e enriquecer a experiência de quem participa de uma das maiores manifestações culturais do país. Esse é apenas o primeiro passo de uma parceria que reúne tecnologia, inovação e propósito para desenvolver soluções capazes de gerar impacto real na vida das pessoas”, afirma o CEO da Innovatis, Epitacio Brito.

Além de oferecer suporte aos visitantes durante o período junino, a iniciativa evidencia o potencial da tecnologia para criar novas formas de interação entre instituições e cidadãos, tornando o acesso à informação mais simples, eficiente e acessível.

A iniciativa também destaca a força do ecossistema de inovação da Paraíba, mostrando como empresas locais podem desenvolver soluções tecnológicas capazes de gerar valor para a sociedade e contribuir para experiências mais completas e conectadas.

Sobre a Innovatis

A Innovatis atua na estruturação de projetos, inovação e transformação digital, desenvolvendo soluções que conectam tecnologia, gestão e impacto social para organizações públicas e privadas. A empresa trabalha na criação de iniciativas capazes de transformar oportunidades em projetos estruturados e resultados concretos para a sociedade.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Juliana Cavalcanti

Brasil x Escócia

Saiba quando será o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo; a terceira rodada será realizada em Miami na quarta-feira (24)

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Haiti - Philadelphia Stadium, Philadelphia, Pennsylvania, U.S. - June 19, 2026 Brazil's Matheus Cunha celebrates scoring their second goal with Vinicius Junior and Lucas Paqueta REUTERS/Dylan Martinez
© REUTERS/Dylan Martinez/Proibida reprodução
Versão em áudio

Depois de vencer o Haiti por 3 a 0 na última sexta-feira (19) com uma atuação convincente no primeiro tempo, a Seleção Brasileira já se prepara para o seu próximo desafio no Mundial. O Brasil voltará a campo nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para enfrentar a Escócia.

O confronto, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, será realizado no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília).

O duelo contra os escoceses será decisivo para definir o futuro do Brasil no torneio. Atualmente, a equipe comandada por Carlo Ancelotti lidera o Grupo C com 4 pontos, empatada com o Marrocos, mas em vantagem no saldo de gols.

Uma vitória garante a classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final e consolida a liderança da chave, evitando cruzamentos teoricamente mais difíceis na primeira etapa de mata-mata.

sábado, 20 de junho de 2026

Zema prevê união entre Novo e PL no segundo turno contra Lula

Ex-governador Romeu Zema prevê união entre Novo e PL no segundo turno e diz que direita estará junta contra Lula

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), afirmou que a direita estará unida em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada na última quarta-feira (17), durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio FM.

“Eu tenho restrições muito maiores com relação ao Lula do que com o Flávio Bolsonaro. No segundo turno, a direita vai estar toda unida contra a esquerda. Isso aconteceu no Chile recentemente e eu encaro isso com naturalidade”, declarou Zema.

A fala ocorre em meio às discussões sobre uma possível aproximação entre o Novo e o PL, tanto no cenário nacional quanto em estados como a Paraíba, onde lideranças das duas legendas vêm demonstrando sintonia política.

No mesmo dia, o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga (PL), reafirmou que seu segundo voto para o Senado Federal será destinado ao pré-candidato do Novo, Major Fábio.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM. Questionado sobre a ausência de uma aliança formal entre PL e Novo no estado, Queiroga destacou que sua posição independe de acordos partidários. “Independente de aliança com o Novo ou não, o segundo voto para o Senado é no Major Fábio”, afirmou.

Segundo o ex-ministro, a decisão é motivada pela relação política construída nos últimos anos. “Sempre foi. O Major Fábio esteve ao meu lado em diversos momentos, inclusive durante a campanha para a Prefeitura de João Pessoa. Ele fez campanha para mim abertamente. Por isso, independente da aliança nacional ou partidária, meu segundo voto para o Senado é Major Fábio”, reforçou.

As declarações de Zema e Queiroga são vistas nos bastidores como mais um indicativo de aproximação entre as principais forças da direita brasileira para as eleições de 2026. Embora ainda não exista uma composição oficial entre PL e Novo na Paraíba, os discursos das lideranças apontam para uma convergência política tanto no cenário nacional quanto na disputa estadual.

Para reforçar sua pré-campanha presidencial e ampliar o diálogo com lideranças locais, Romeu Zema cumprirá agenda na Paraíba no próximo dia 21. O ex-governador de Minas Gerais passará por Campina Grande e João Pessoa, onde participará de compromissos ligados à cultura, economia criativa, setor produtivo e imprensa. A visita faz parte da estratégia de Zema para ampliar sua presença no Nordeste e consolidar alianças políticas de olho na disputa presidencial.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Caso Wagner/Master

Palácio do Planalto desaprova estratégia usada pelo senador Jaques Wagner de tentar usar o presidente Lula como escudo na crise

Foto: Cristiano Mariz/O Globo e Ana Paula Paiva/Valor

O Palácio do Planalto desaprovou a estratégia usada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) de usar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como escudo para se defender das acusações que pesam contra ele. Ao dizer em entrevista à BandNews que Lula não vai tirá-lo da liderança do governo no Senado, na última quinta-feira, 18/06, Wagner procurou demonstrar a total confiança do amigo-presidente.

Auxiliares diretos de Lula afirmaram, porém, que a situação de Jaques Wagner caminha para ficar insustentável. O argumento é que não dá para o presidente colar no senador Flávio Bolsonaro (PL), seu principal rival, a pecha de “Bolsomaster”, por causa das ligações dele com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Lula calcula desgaste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) calcula o desgaste ao governo federal gerado pela operação da PF (Polícia Federal) contra o senador Jaques Wagner (PT-BA) e buscou ministros palacianos ao longo de quinta-feira (18) para tratar do tema. Os encontros aconteceram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Uma ala do Palácio do Planalto avalia que a operação prejudica a imagem e a articulação política da gestão federal e defende que Jaques seja substituído na liderança do governo no Senado. Mas prevalece a avaliação de que Lula só deve tomar uma decisão após uma conversa pessoal com o parlamentar e outros aliados.

Lula teve uma primeira conversa por telefone com Jaques Wagner ainda na quinta-feira, mas prefere esperar uma reunião presidencial para deliberar o assunto, segundo auxiliares.

PB Agora com O Globo

Brasil vence Haiti por 3 a 0

Com dois gols do atacante paraibano Matheus Cunha, Seleção Brasileira vence Haiti por 3 a 0 na Copa do Mundo de 2026

Créditos: UOL
Créditos: UOL

A Seleção Brasileira venceu o Haiti por 3 a 0, nesta sexta-feira (19), pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

O grande destaque da partida foi o paraibano Matheus Cunha, que marcou os dois primeiros gols do Brasil e comandou a ofensiva da equipe. O atacante abriu o placar logo nos minutos iniciais e voltou a balançar as redes pouco depois.

O terceiro gol da Seleção foi anotado por Vinícius Júnior, que aproveitou uma boa jogada ofensiva para ampliar a vantagem.

Com o placar de 3 a 0, o Brasil conquistou uma importante vitória e assumiu o controle da partida diante dos haitianos.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto